Quanto custa não saber falar inglês?
O preço de não falar inglês: Oportunidades perdidas, salário reduzido e anos de frustração. Como uma imersão pode transformar sua fluência?
Já pensou no momento em que você vai precisar falar ao telefone em inglês? Mudar uma passagem de avião? Fazer uma conferência no trabalho?
Há menos de dois séculos o telefone era inventado, para hoje ser responsável por boa porção das nossas comunicações. Pode parecer 'vintage' falar sobre telefonia, mas ela ainda se faz necessária.
Falar sem ver a pessoa à sua frente pode parecer difícil, mas é uma habilidade que você eventualmente irá precisar. Pois aqui vão algumas dicas de como ser efetivo nessa comunicação, para conversas de qualquer natureza.
Em uma conversa você mesmo pode ditar com que rapidez o diálogo ao telefone em inglês está sendo conduzido - sendo você iniciante, comece por falar lentamente que o receptor irá aos poucos respondendo ao seu ritmo.
Por mais que muitas vezes o receptor não possa ver-nos, a sua postura dará o tom da conversa.
Por exemplo, sentando-se com uma postura que lhe dá mais confiança pode ser interessante quando o assunto for uma negociação, em que você precisa se sentir confiante.
Você não sabe por quanto tempo pode ficar na ligação, imagina se no minuto 18 você desliga o telefone e pensa: o que falamos no início mesmo?
Fazer anotações antes da ligação também ajuda: assim você terá um diálogo mais objetivo e a certeza de que terá comunicado o que precisava.
Durante a ligação, ou mesmo uma conferência por telefone em Inglês, é claro que não precisa transcrever a conversa inteira, mas sim utilizar de palavras-chave para lembrar o que foi dito.
Não entendeu?
Então é chegada a hora de enfrentar o medo da vergonha e pedir para o receptor repetir alguma informação.
Pode ter certeza: é melhor confirmar uma informação que você acha não ter compreendido do que assumir uma informação errada.
Nessa dica não há exageros.
Como estamos falando com outros países, queremos evitar qualquer tipo de erro de comunicação inter-cultural. Ser educado é parte considerável de uma boa comunicação em países como Inglaterra, Alemanha e Japão.
Agora, não esqueça que educação para nós é uma coisa, para eles outra totalmente diferente. Para te ajudar a ter um diálogo amigável com esses países, seguem algumas expressões úteis:
Hello, how are you?
Thank you for taking my call… ;
Could you please… ;
Thank you very much for that…
Ao final da ligação, confirme as informações que você recebeu, caso seja você quem passou as informações, peça para o receptor confirmar as informações passadas à ele.
Essa é uma medida que realmente evita erros e retrabalhos: após o término da ligação ou conferência, envie um e-mail aos envolvidos para que todos confirmem as informações compartilhadas.
-
Pronto para fazer uma ligação?
Milena Escarrone
Postado em 10 de Dec de 2018.
Compartilhe:
Receba novidades
O preço de não falar inglês: Oportunidades perdidas, salário reduzido e anos de frustração. Como uma imersão pode transformar sua fluência?
Transforme seu Networking com uma imersão em inglês: Conexões globais e evolução real em um só lugar.