8 vantagens de se aprender um novo idioma
1. Conhecer novas pessoas e culturas
Aprender um novo idioma proporciona o contato com diversas culturas ao redor do mundo e possibilita fazer novos amigos.
O contato com outras culturas e costumes através das línguas nos proporcionam maior empatia com o que difere da nossa realidade e maior capacidade de compreensão humana.
2. Potencializar a inteligência e concentração
De acordo com pesquisas feitas com crianças monolíngues e bilíngues, saber outro idioma potencializa a aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. Além disso, bilíngues têm mais facilidade em se concentrar durante uma tarefa.
3. Expandir oportunidades
Sabemos que hoje vivemos em um mundo globalizado e que as fronteiras estão se expandindo cada vez mais. Aprender outro idioma é fundamental para que possamos aproveitar as melhores oportunidades que o mercado tem a nos oferecer.
4. Mais memória
Bilíngues tem contato com uma gama muito maior de vocabulário. Este contato proporciona ao falante um maior exercício e manutenção de sua memória. Pessoas que falam outra língua tem mais capacidade de lembrar informações.
5. Habilidade de compreensão textual
Cada língua possui características distintas na construção de texto, pontuação, ordem de palavras, entre outros aspectos.
Pessoas bilíngue tem mais contato com diferentes estruturas e por isso acabam desenvolvendo uma melhor capacidade de interpretar diferentes textos.
6. Aperfeiçoamento de aspectos cognitivos do cérebro
Aprender uma língua desde cedo literalmente beneficia a estrutura e desenvolvimento do nosso cérebro. Pessoas que aprendem um idioma ainda criança, desenvolvem mais sulcos no cérebro o que nos proporciona um cérebro mais capaz de fazer mais conexões.
7. Benefícios a longo prazo
Bilinguismo pode permitir que nosso cérebro se mantenha saudável por mais tempo e assim adiar ou até mesmo prevenir o desenvolvimento de demência, Alzheimer e Parkinson.
8. Realização de multitarefas
Bilíngues obtém mais sucesso em desenvolver mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Aparentemente o cérebro dos bilíngues performa múltiplas tarefas o tempo todo – mesmo quando eles estão falando apenas uma língua, ainda estão constantemente analisando o vocabulário de ambos os idiomas e selecionando o que deve ser utilizado e o que é irrelevante.
Essa prática constante auxilia o cérebro a ser mais ágil e faz com que os bilíngues tenham mais facilidade para gerenciar as tarefas.
--
Interessou? confira nosso calendário de imersões no The Fools em Novo Hamburgo/RS!