Fazer da educação algo fascinante
A educação deve ser algo fascinante.
Fascinante a ponto de brilhar o olho do aprendiz, de ouvir gargalhadas de longe e que os faça se mover em busca do conhecimento. O método de ensino e o conteúdo devem vir da paixão daquele que ensina ou da curiosidade de quem está sendo ensinado.
Nós, humanos, estamos naturalmente buscando o crescimento em todas as áreas e toda e qualquer área do conhecimento deve ser explorada, com as ferramentas certas.
Espaços educacionais devem ser locais onde os estudantes não desejam sair e estão animados com o próximo encontro. Espaço este com contato com a natureza, e que provém ferramentas e opções. Local que possui o simples e o sofisticado, o natural e o construído, o conforto e a aventura. Onde ninguém está acima de ninguém e todos estão aprendendo, educador incluso.
As pessoas querem ser ouvidas, querem ser respeitadas e querem aprender na velocidade e da maneira que melhor as satisfazem. Somos seres humanos totalmente diferentes uns dos outros, mas todos nós temos paixões que nos movem. Esta paixão, esta curiosidade, deve ser seguida com toda nossa energia. E professores, educadores, tutores, devem somente auxiliar nesta busca.
Devemos experienciar a vida de formas diferentes e inovadoras. O que você ainda não experienciou? Quando estamos vivendo algo novo e interessante, isso nos fascina. E a verdadeira educação deve ser algo fascinante.
Diego Alano
Outras postagens: BLOG