Filmes para aprender italiano

É divertido compartilhar maneiras diferentes de aprender um novo idioma. As últimas postagens sobre filmes foram úteis para muitos de vocês, e caso ainda não tenha visto, veja aqui:

Agora, aqui vão mais alguns filmes para adicionar ao seus favoritos. Aprender italiano nunca foi tão divertido. Uma boa dica é assistir uma primeira vez com as legendas em português. Depois, com as legendas em italiano e, aos poucos, tente abrir mão das legendas por completo.

Perfect Strangers

(Perfetti Sconosciuti/2011)

Esta é uma história de 7 amigos e como suas vidas desmoronam depois que eles decidem fazer um jogo onde tornam público suas mensagens pessoais, WhatsApp e telefonemas. O que é ótimo neste filme é o simbolismo, porque ele é ambientado na noite de um eclipse e mostra dois lados de uma pessoa e também o da lua. O filme é uma visão perfeita da tecnologia moderna e de como prejudica nossas vidas pessoais e as pessoas ao nosso redor. Ele gira em torno de casais normais e mostra decepção, desonestidade e trapaça.

Twice Born

(Venuto al Mondo/2012)

Lamento não ter lido o livro antes de assistir ao filme, mas tenho certeza de que todos os italófilos ouviram falar do livro ou do filme. Baseado em Twice Born, de Margaret Mazzantini, Venuto al Mondo não é de coração fraco. É uma história que gira em torno da maternidade no contexto da guerra em Sarajevo. Assista no dia em que você se sentir mais forte.

Like Crazy

(La Pazza Gioia/2016)

Os filmes sobre amizades femininas são especiais e, mais ainda, quando exibidos de maneira tão bonita. La Pazza Gioia segue a história de duas mulheres em uma clínica psiquiátrica. Elas são de diferentes origens e, quando surgem circunstâncias imprevisíveis, elas se aproximam. Este filme foge um pouco daquele drama regular e é uma ótima maneira de estudar italiano enquanto ouve (e assiste é óbvio).

Loose Canons

(Mine Vaganti/2010)

Mine Vaganti mostra a questão da homossexualidade em uma família rica da Puglia. É uma história sobre dois irmãos que são gays, mas ainda precisam contar o fato para sua família. Filmado em Lecce, o filme mostra muitos lados da cultura italiana e uma família obcecada por massas!! Mesmo que o filme seja exibido na categoria de comédia na Wikipedia, acho que está longe disso. Os irmãos sexualmente frustrados e o dramático pai autoritário nos contam muito mais sobre o que é o filme.

Life is Beautiful

(La Vita è Bella/1997)

Durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, o judeu Guido e seu filho, Giosué, são levados para um campo de concentração nazista. Sua esposa, Dora, não é judia e se oferece voluntariamente para ir com sua família. Mas, Guido e Giosué acabam sendo separados de Dora. Para proteger seu filho do terror e da violência que os cercam, Guido faz o menino acreditar que eles estão participando de um jogo divertido e cheio de desafios.

A Five Star Life

(Viaggio Sola/2013)

Imagine uma vida em que você fica em hotéis cinco estrelas e critique-os secretamente! Da Apúlia à Toscana, a Paris e Gstaad, essa é a vida da atriz Margherita Buy, de 40 anos. É uma história rara com drama de fundo e solidão.

My Mother

(Mia Madre/2015)

Um instrutor recomendou os filmes de Nani Moretti, não apenas por sua linguagem mais lenta e simplificada, mas também pelos roteiros de seus filmes que são únicos e emocionantes. Mia Madre conta o relacionamento de mãe e filha. Existem tramas e memórias do passado e do presente que o protagonista lida lindamente. Isso deixa você com lágrimas nos olhos.

The Best of Youth

(La Meglio Gioventù/2003)

Nicola e Matteo são dois irmãos que compartilham muitos sonhos e projetos, mas os acontecimentos da vida levam os irmãos a fazerem escolhas diferentes. La meglio gioventù é um grande filme italiano. Além de acompanhar a história dos protagonistas (muito tocante e bem contada), o filme também nos permite seguir eventos que marcaram a história recente da Itália. Entre eles, a luta contra a máfia na Sicília, a inundação de Florença e os grandes jogos de futebol da equipe nacional.

The Great Beauty

(La grande bellezza/2003)

Premiado com um Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro, este filme é uma verdadeira obra-prima. La Grande Bellezza mostra, de um lado, a incrível beleza da Itália e de sua capital, Roma. De outro, a decadência cultural (e humana) de certos setores da sociedade italiana. Sem dúvida, merece seu lugar em nossa lista dos melhores filmes italianos para aprender italiano. É um filme ao qual vale a pena assistir várias vezes. Ele é rico em detalhes e perfeito para praticar ainda mais seu italiano. E, se alguém perguntar por que você está assistindo a esse filme outra vez, você sempre pode responder: “estou aprendendo a usar os artigos definidos e indefinidos em italiano”!

-

Gostou?

A próxima imersão em ITALIANO acontece em NOVEMBRO entre os dias 22 a 24, se quiser participar da imersão preencha o formulário abaixo para receber informações. :)

-

Tenha uma ótima leitura, e se tiver algum outro filme que poderia estar nesta lista, escreva nos comentários.