FOOL'S DAY - A ORIGEM DO 1º DE ABRIL

O Dia da Mentira, também chamado de Fool’s Day, é um dos dias mais alegres do ano, pessoas ao redor do mundo pregam peças, criam falsas situações e brincadeiras para celebrar esse que ficou conhecido como o dia “dos bobos”.

Suas origens são incertas. Alguns a veem como uma celebração relacionada à virada das estações, enquanto outros acreditam que ela decorre da adoção de um novo calendário.

Leia também: Por que o nome The Fools

Mudanças no dia de ano novo

As culturas antigas, incluindo romanas e hindus, comemoravam o dia de ano novo em 1º de abril. Pois essa data era próxima do equinócio de primavera (20 ou 21 de março). Nos tempos medievais, existia em grande parte da Europa a Festa da Anunciação, celebrando o começo do ano novo em 25 de março. Em 1582, o Papa Gregório XIII ordenou um novo calendário (o Calendário Gregoriano) para substituir o antigo Calendário Juliano. O novo calendário pedia que o dia de ano novo fosse comemorado em 1º de janeiro. Naquele ano, a França adotou o calendário reformado e mudou o dia de ano novo para 1º de janeiro.

De acordo com uma explicação popular, muitas pessoas se recusaram a aceitar a nova data, ou não aprenderam a respeito e continuaram a comemorar o dia de ano-novo em 1º de abril. Outras pessoas começaram a tirar sarro desses tradicionalistas, enviando-os "recados de tolos" ou tentando convencê-los a acreditar em algo falso. Eventualmente, a prática se espalhou por toda a Europa.

Problemas com esta explicação

Há pelo menos duas dificuldades com essa história. A primeira é que ela não explica totalmente a propagação do dia da mentira para outros países europeus. O calendário gregoriano não foi adotado pela Inglaterra até 1752, por exemplo, mas o dia da mentira já estava bem estabelecido naquele ponto. A segunda é que não temos evidências históricas diretas para essa explicação, apenas conjecturas, e essa conjectura parece ter sido feita mais recentemente.

Constantino e Kugel (A pegadinha)

Outra explicação sobre as origens do Dia da Mentira foi fornecida por Joseph Boskin, professor de história da Universidade de Boston. Ele explicou que a prática começou durante o reinado de Constantino, quando um grupo de bobos da corte e tolos disse ao imperador romano que eles poderiam fazer um trabalho melhor na administração do império. Constantino, divertiu-se com o comentário e permitiu que um bobo da corte chamado Kugel fosse rei por um dia. Kugel aprovou um decreto pedindo absurdo naquele dia, e o costume tornou-se um evento anual. "De certa forma", explicou o professor Boskin, "foi um dia muito sério. Naqueles tempos, os tolos eram realmente homens sábios. Era o papel dos bobos da corte colocar as coisas em perspectiva com humor". Essa explicação foi trazida à atenção do público em um artigo da Associated Press publicado por muitos jornais em 1983. Havia apenas um problema: Boskin inventou a coisa toda. Demorou algumas semanas para a Associated Press perceber que haviam sido vítimas de uma piada de Fool's Day, muito bom Boskin, muito bom.

Febre de Primavera

Vale a pena notar que muitas culturas diferentes tiveram dias de tolice no início de abril. Os romanos tiveram um festival chamado Hilaria em 25 de março, regozijando-se na ressurreição de Attis. O calendário hindu tem Holi e o calendário judaico tem Purim. Talvez haja algo na época do ano, com a sua passagem do inverno para a primavera, que propicia essas celebrações alegres.

Fool’s Day ao redor do mundo

O Dia da Mentira é celebrado em todo o mundo ocidental. As práticas incluem enviar alguém para uma "tarefa de tolo", procurando coisas que não existem; fazendo brincadeiras; e tentando fazer as pessoas acreditarem em coisas ridículas. Os franceses chamam de 1º de abril de Poisson d'Avril, ou "peixe de abril". As crianças francesas às vezes gravam uma foto de um peixe nas costas de seus colegas de escola, chorando "Poisson d'Avril" quando a brincadeira é descoberta.

Para nós do The Fools isso é tudo muito sério, celebramos o Fools Day com um mega festival de Línguas, onde você pode ter contato com mais de 6 idiomas e aprender enquanto se diverte. E isso tudo sem pegadinhas, prometemos.

Saiba mais em Fool's Day - o Maior Festival de idiomas do Brasil


.

Referências : https://www.infoplease.com/calendar-holidays/major-holidays/april-fools-day-origin-and-history https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Mentira

Postado em 17 de Feb de 2020.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Saudações ao redor do mundo

Aprenda 7 maneiras (algumas bem inusitadas!) de dizer "olá" em diferentes lugares do mundo.

Ler mais

The history of pancakes / A história da panqueca

Café da manhã e 'brunch' simplesmente não seriam o mesmo sem uma pilha de panquecas servidas com syrup. Quer saber de onde elas vieram? Esse post é pra ti :)

Ler mais