Expressões e maneirismos Australianos

Colonizada pela Inglaterra em 1788, a Austrália é o sexto maior país do mundo (o Brasil é o quinto maior). Inicialmente habitado por comunidades indígenas, os ingleses negaram a propriedade indígena da terra e começaram a importar criminosos da Inglaterra para formar uma colônia penal no estado de Nova Gales do Sul. Famosos por cangurus e animais perigosos, os australianos falam sua própria variedade de inglês.

Algumas das principais expressões e maneirismos australianos estão listados abaixo.

Vogais alongadas:

O inglês possui 20 sons de vogais e a pronúncia das vogais no inglês australiano varia significativamente entre as variedades inglesa e americana. É muito comum alongar ou estender os sons das vogais no inglês australiano. Por exemplo: na palavra great, o “ea” é estendido para soar mais como o “ay” na palavra hay.

.

Última sílaba com tom mais alto

Em inglês, espanhol e português, é comum aumentar o tom da última sílaba de uma frase quando se trata de uma pergunta. Na lingüística, isso é chamado de terminal ascendente alto. Os australianos, no entanto, particularmente aqueles que vivem nos estados do norte, geralmente incluem uma inflexão crescente no final de uma frase, mesmo quando a frase não é uma pergunta.

.

Gírias

Gírias são palavras informais exclusivas de um lugar ou grupo de pessoas. Essas palavras constroem solidariedade entre amigos, incluindo as pessoas conscientes da gíria e excluindo as que não o fazem. Eles também funcionam para encurtar palavras ou frases mais longas e facilitar a permanência.

Às vezes, as palavras são apenas encurtadas, como no caso do roo (canguru). Outras vezes, eles são encurtados com um sufixo alternativo adicionado, como footy (futebol), mozzie (mosquito) e brekky (café da manhã). Uma lista de gírias comuns pode ser encontrada abaixo.

.

Afternoon ........................... Arvo

This afternoon ...................... S’arvo

Australia ........................... Straya

McDonalds ........................... Maccas

Breakfast ........................... Brekky

Mosquitos ........................... Mozzies

Football ........................... Footy

Kangaroo ........................... Roo

Yes ........................... Yeah/Yep

No ........................... Nah/Nup

.

Enquanto você pode ler sobre o inglês australiano, a única maneira de realmente dominá-lo é falar com falantes nativos, pois a pronúncia é tão única que não pode ser aprendida por livro.

Além disso, muitos dos sotaques e gírias são específicos da região; portanto, existem variações adicionais presentes na Austrália, tornando impossível documentar todas elas.

Aqui, no The Fools, temos instrutores nativos de língua inglesa da Austrália e do resto do mundo, para que você possa praticar ouvindo o sotaque único e também aprender mais sobre gírias e cultura de vários lugares do mundo.