A história por trás do sombrero

Primeiro de tudo, vamos fazer uma pequena experiência.

Tente imaginar como é um mexicano. Pronto? Bem, então não se preocupe se você imaginou algo que você acha que pode ser preconceituoso.

É comum imaginar uma pessoa com pele escura, com alguns quilos a mais, um grande bigode, em cima de um burro, bebendo tequila e com um grande chapéu. Algo curioso é que você pode não ter imaginado o burro ou a pele escura ou talvez os quilos extras, mas nunca esquecer o chapéu, o chapéu é reconhecido em todo o mundo. Mas de onde vem isso?

A resposta simples seria 'os mariachis mexicanos usam', mas há uma grande diferença entre o chapéu dos mariachis e o chapéu de palha que está associado com os mexicanos. O chapéu charro (assim chamado o chapéu usado pelos marichis) é de origem espanhola, da região da Andaluzia, e também de Navarra, onde era um acessório para os proprietários de terras com muito dinheiro.

Chapéu de charro

.

Por outro lado, o chapéu de palha é mais associado aos agricultores mexicanos. Houve dois estágios que ajudaram muito a espalhar esse estereótipo pelo mundo. O primeiro foi a independência mexicana e a revolução mexicana que ajudaram muito na representação de mexicanos em pinturas ou murais com esse tipo de chapéu. O segundo e maior impacto foi quando o cinema chegou ao México facilitando a documentação e a propagação da cultura mexicana. Na era de ouro do cinema mexicano é quando a imagem do mexicano foi imortalizada por olhos estrangeiros.

Chapéu mexicano

.

Depois disso, só resta dizer que apenas uma fração dos mexicanos usa chapéus. Se você for para o norte do país, isso se torna mais comum. Geralmente, se você vê uma pessoa usando um chapéu, é um símbolo de alguém que trabalha em uma fazenda, no campo ou com animais rurais. Em festividades populares, como rodeios, é comum o uso de chapéus e botas, embora você não os use normalmente.

Uma coisa curiosa é que nós mexicanos somos orgulhosos do nosso país. Exemplo disso foi quando o último jogo do Mario Bros foi colocado à venda. Nesse jogo os mexicanos foram representados com um poncho e um grande chapéu enquanto tocavam mariachi (Mariachi é um gênero musical popular do México e, simultaneamente, um termo de origem incerta que se aplica aos grupos musicais que performam este gênero.)

Pessoas fora do México reclamaram porque disseram que era muito racista e que era errado representar um mexicano com esses estereótipos. Enquanto isso, no México, a comunidade de jogadores de videogame estava ansiosa e feliz em representar nossa cultura em novos videogames, deixando todos muito felizes com o resultado.

No final, o chapéu do mexicano é um estereótipo e, como todos os estereótipos, nem todos o fazem ou têm naquele país, mas isso não significa que não nos sentimos relacionados a ele. Podemos não ter o chapéu em nossas cabeças, mas sempre o teremos em nossos corações.


A imersão em Espanhol acontece dias 2 - 4 de Agosto e conta com hispanohablantes de vários lugares do mundo :)

Interessou? confira nosso calendário de imersões no The Fools em Novo Hamburgo/RS!