O Brasil pelos olhos de um mexicano
Em primeiro lugar, meu nome é Samuel Kuko Guzmán Villagómez, tenho 21 anos e nasci em Guanajuato, México.
Como um bom mexicano e acho que, como todo habitante da América Latina, o Brasil acaba sendo um lugar excluído dessa América. Sabemos muito sobre a cultura brasileira em relação ao futebol, porque toda a América Latina tem isso em comum, a paixão pelo esporte.
Por outro lado, há uma limitação em conhecer o Brasil completamente: o idioma. É verdade que, se você prestar bastante atenção e ouvir devagar, poderá entender. Português e espanhol vêm das mesmas raízes, já que ambos são línguas românicas. Alguns mexicanos dizem que o português é como o espanhol, mas mal falado, numa espécie de piada para destacar a semelhança.
Uma das coisas mais impactantes para mim é a 'qualidade' das pessoas, tão amigáveis e gentis que me faz lembrar do meu México.
Os brasileiros estão sempre dispostos a ajudá-lo e muitas vezes até dão mais do que você espera. É como se eles quisessem que você experimentasse o melhor de seu pessoal, tentando mostrar sua cultura e o que eles gostam. Eles recomendam lugares para comer e visitar, pequenas recomendações turísticas que são muito apreciados quando você é novo em um lugar.
Compartilhamos um senso de humor similar, já que compartilhamos de programas de televisão juntos, como El Chavo, RBD e algumas telenovelas. Isso facilita nossa comunicação e o início de conversas.
Como no México, a comida no Brasil tem muitas nuances e sabores diferentes, faz você querer saber qual é a comida típica de cada lugar.
Devo admitir que encontrei minha comida favorita, o equivalente ao taco no México, o Xis. Tantas variedades e tantos sabores de Xis, definitivamente um dos melhores pratos do Brasil. (Como você pode perceber, meu intercâmbio está acontecendo no Sul do Brasil, sei que ainda tenho muito a experimentar, mas o Xis já ganhou meu coração).
Apesar de todas as coisas boas que o Brasil tem e do quão bonito é. Antes de vir fui avisado muitas vezes da insegurança e como era perigoso.
Eu vim do México (um dos países considerados perigosos no mundo) fiquei bastante surpreso. Isso me fazia sentir inseguro toda vez que eu andava na rua.
Quando ouvia esses comentários antes de chegar aqui eu não tinha medo de ser roubado, eles me fizeram temer pela minha vida... Mas não.
Eu sei que em minha estadia aqui, eu só tive bons momentos, passeios muito agradáveis pelas ruas de suas cidades, conversas muito interessantes com o povo brasileiro.
Eu não posso dizer até agora que tive uma experiência ruim da cultura brasileira. O seu povo, a sua cultura e as suas cidades ensinaram-me apenas a melhor e mais bela coisa que têm para oferecer e sinto que será assim durante toda a minha estadia; agradável, divertido, interessante, mas acima de tudo inesquecível.
Obrigado, Brasil!
A imersão em Espanhol acontece dias 2 - 4 de Agosto e conta com hispanohablantes de vários lugares do mundo :)