Por que o nome 'The Fools'?

Em 2013, começávamos a nos reunir para decidir o nome oficial daquele que seria o progama de imersão conhecido hoje como The Fools.

Até então fazíamos imersões sob o nome do espaço que nos recebia: Sítio Pé na Terra. Mas um programa de imersão em Inglês com nome em Português soava incoerente com a proposta.

As opções eram estranhas: palavras como 'Enigma' tentavam expressar a experiência pela qual os participantes passavam aqui: algo fascinante, único e... inexplicável! Enigmático, não? (ahahha)

Mas nada realmente vibrava em nós 4 fundadores. Naquele momento recebemos uma sugestão do Tio, que acompanhava todo nosso processo criativo: THE FOOLS. Um nome leve, que carregasse o bom-humor que era parte da metodologia.

'Fool' pode ser traduzido como 'bobo' ou 'tolo'. No processo de aprendizado, de qualquer que seja o assunto que estamos aprendendo, é essencial que a gente se permita ERRAR. Por anos somos treinados a entender que erros não são bons, pois eles nos limitam a atingir a nota máxima esperada. Mas a verdade é, que quando estamos aprendendo, erros são necessários! É assim que conseguimos evoluir: sabendo o que deu errado e ajustando para acertar da próxima.

Fica mais fácil errar quando não nos levamos tão à sério. A seriedade na aquisição de idiomas nos limita a pensar que temos que falar tudo gramaticalmente certo, com o tempo verbal correto e a entonação perfeita. No processo de aquisição, nosso foco principal é de COMUNICAR, passar uma mensagem adiante.

Afinal, foi assim que aprendemos nosso idioma nativo: falando errado, até eventualmente acertar. Só depois fomos alfabetizados e compreendemos o sentido mais 'formal' do idioma.

Por isso o FOOL vem para nos lembrar que podemos ser 'bobos', rir do que fizemos errado para aprender e seguir em frente.

Além disso THE FOOL é a carta 0 do Tarot. O Fool é protagonista da própria história, representando um espírito aberto para experiências, livre para ser quem é. Ele representa cada um de nós em nossas jornadas da vida.

A relação disso com o a Imersão do The Fools? Assim como a carta, aqui o participante se depara com a possibilidade de ser autêntico, de se libertar para uma jornada rumo à fluência de um idioma e, mais que isso, de encontro consigo próprio.

A imersão do The Fools não deveria ser chamada de imersão, pois é mais profunda que isso. É uma experiência de auto-aprendizado através de um idioma. Mas ela deve ser chamada de THE FOOLS, porque hoje não consigo imaginar nome melhor para expressar a mágica que acontece por aqui.


Postado em 22 de Oct de 2019.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Quanto custa não saber falar inglês?

O preço de não falar inglês: Oportunidades perdidas, salário reduzido e anos de frustração. Como uma imersão pode transformar sua fluência?

Ler mais

Intercâmbio ou imersão?

Te contamos como pode ser incrível uma experiência no inglês sem sair do Brasil.

Ler mais