Quanto custa não saber falar inglês?
O preço de não falar inglês: Oportunidades perdidas, salário reduzido e anos de frustração. Como uma imersão pode transformar sua fluência?
Em 2013, começávamos a nos reunir para decidir o nome oficial daquele que seria o progama de imersão conhecido hoje como The Fools.
Até então fazíamos imersões sob o nome do espaço que nos recebia: Sítio Pé na Terra. Mas um programa de imersão em Inglês com nome em Português soava incoerente com a proposta.
As opções eram estranhas: palavras como 'Enigma' tentavam expressar a experiência pela qual os participantes passavam aqui: algo fascinante, único e... inexplicável! Enigmático, não? (ahahha)
Mas nada realmente vibrava em nós 4 fundadores. Naquele momento recebemos uma sugestão do Tio, que acompanhava todo nosso processo criativo: THE FOOLS. Um nome leve, que carregasse o bom-humor que era parte da metodologia.
'Fool' pode ser traduzido como 'bobo' ou 'tolo'. No processo de aprendizado, de qualquer que seja o assunto que estamos aprendendo, é essencial que a gente se permita ERRAR. Por anos somos treinados a entender que erros não são bons, pois eles nos limitam a atingir a nota máxima esperada. Mas a verdade é, que quando estamos aprendendo, erros são necessários! É assim que conseguimos evoluir: sabendo o que deu errado e ajustando para acertar da próxima.
Fica mais fácil errar quando não nos levamos tão à sério. A seriedade na aquisição de idiomas nos limita a pensar que temos que falar tudo gramaticalmente certo, com o tempo verbal correto e a entonação perfeita. No processo de aquisição, nosso foco principal é de COMUNICAR, passar uma mensagem adiante.
Afinal, foi assim que aprendemos nosso idioma nativo: falando errado, até eventualmente acertar. Só depois fomos alfabetizados e compreendemos o sentido mais 'formal' do idioma.
Por isso o FOOL vem para nos lembrar que podemos ser 'bobos', rir do que fizemos errado para aprender e seguir em frente.
Além disso THE FOOL é a carta 0 do Tarot. O Fool é protagonista da própria história, representando um espírito aberto para experiências, livre para ser quem é. Ele representa cada um de nós em nossas jornadas da vida.
A relação disso com o a Imersão do The Fools? Assim como a carta, aqui o participante se depara com a possibilidade de ser autêntico, de se libertar para uma jornada rumo à fluência de um idioma e, mais que isso, de encontro consigo próprio.
A imersão do The Fools não deveria ser chamada de imersão, pois é mais profunda que isso. É uma experiência de auto-aprendizado através de um idioma. Mas ela deve ser chamada de THE FOOLS, porque hoje não consigo imaginar nome melhor para expressar a mágica que acontece por aqui.
Postado em 22 de Oct de 2019.
Compartilhe:
Receba novidades
O preço de não falar inglês: Oportunidades perdidas, salário reduzido e anos de frustração. Como uma imersão pode transformar sua fluência?
Te contamos como pode ser incrível uma experiência no inglês sem sair do Brasil.