A relação entre idiomas e negócios
Vivemos uma era dinâmica de negócios, em que nossa conectividade possibilita grandes oportunidades globais. A empresa não precisa ser grande para almejar que seu alcance tenha dimensões internacionais, ideia quase inimaginável a duas décadas atrás.
Se profissionais e empresários quiserem ter total acesso às oportunidades oferecidas pela expansão de mercado, precisam aprender a comunicar-se em pelo menos uma das línguas mais utilizadas internacionalmente por empresas.
Segundo relatório da Business Insider metade dos executivos entrevistados (cerca de 580) falaram que tiveram que parar negócios e acordos por conta de traduções errôneas quando lidando com empresas de fora do país. 64% deles falaram que a falta de domínio de um idioma estrangeiro afetou negativamente os planos de expansão internacional.
Convencido de que você precisa aprender um idioma para suceder no seus objetivos profissionais?
Então agora vamos a uma análise mais profunda de quais idiomas são utilizados pelos diferentes segmentos de mercado.
INGLÊS
Nativos no idioma: 378 milhões
Falantes: 1.75 bilhões
Utilizada em 53% dos websites existentes na internet, com 949 milhões de usuários online.
Não tem como negar o fato de que o inglês é a língua da globalização. O idioma segue permanecendo como o mais falado no mundo dos negócios.
Independente da área de atuação, a simplicidade das construções verbais ainda faz do Inglês um idioma universal, um dos motivos de ter sido adotado como língua oficial entre os países da União Européia, mesmo sendo idioma nativo de apenas 3 dos 28 países que a compõe.
Crucial para empreendedores querendo expandir mercados e conseguir investimentos de fora do país.
Se você estiver procurando vagas de Mestrado e Doutorado, o Inglês também é a língua oficial das melhores instituições de ensino do mundo, como Cambridge, Stanford e Harvard.
Algumas empresas que demandam Inglês: Airbus, Daimler-Chrysler, Fast Retailing, Nokia, Renault, Samsung, Technicolor, Booking.com, DELL, Google Inc. e Microsoft.
MANDARIM
Nativos no idioma: aprox. 900 milhões
Idioma oficial da China, país com uma das economias em maior crescimento do mundo. Analistas afirmam que o país com a 2ª maior economia mundial ocupará a 1ª posição em 2050 .
O país é líder em tecnologias financeiras, logística e e-commerce; alguns representantes desses setores são a Huawei, Alibaba, WeChat. Segundo a CB Insights, a China já é a maior potência mundial em inteligência artificial, superando os Estados Unidos.
Além disso a China possui vasta atuação em segmentos como varejo e produção de energia.
ESPANHOL
Nativos no idioma: 437 milhões
Mais de 21 países possuem o Espanhol como idioma oficial. Segundo o British Council, 34% dos negócios realizados no Reino Unido são feitos em Espanhol.
A proximidade linguística do português e espanhol colocam os brasileiros em grande vantagem para domínio do idioma.
Importante para aqueles que trabalham com comércio e turismo: na Espanha, os setores da Hotelaria e Restauração continuam a ser as forças motrizes da economia e nos últimos dez anos mostraram um aumento de 75% e 80%, respectivamente. Isso sem mencionar a proximidade — geográfica e econômica — do Brasil com os países da América Latina.
ÁRABE
Nativos no idioma: aprox. 220 milhões
Idioma do Oriente Médio, cresceu junto com sua economia. Antes baseada em petróleo e gás hoje também tem crescimento considerável nas áreas de turismo, infraestrutura e moda. Importante ressaltar sua importância nos setores de jornalismo e mediação cultural.
Além disso, é um idioma importante a ser dominado por profissionais das áreas de finanças e comércio internacional - quem conhece a língua é fundamental para as economias ocidentais quando o assunto é petróleo.
Algumas grandes empresas que possuem o árabe como sua língua oficial: Saudi Electricity, First Abu Dhabi Bank e SABIC.
ALEMÃO
Nativos no idioma: aprox. 100 milhões
Uma das mais fortes e estáveis economias da Europa e quinta maior do mundo. Talvez o idioma não consiga ter o alcance cultural que línguas como o espanhol possuam, mas a Alemanha é sede de grandes corporações, principalmente do ramo automobilístico.
Aprender alemão é promissor para quem quer trabalhar com ciência e cultura, já que o país é um dos maiores produtores de conteúdo nessas áreas — alguns especialistas afirmam que Berlim é a nova capital de inovação e capacidade visionária.
Entre as grandes empresas alemãs estão BMW, Daimler, Volkswagen, BASF, Bayer, ThyssenKrupp Group e Merck.
-
Se você está decidido a crescer profissionalmente, procure aprender o idioma que mais converge com sua área de atuação.
Isso pode vir a ser essencial tanto para aproveitar as oportunidades que surgirão quanto para compreendermos diferenças e similaridades culturais nas nossas relações internacionais.
-
Bons estudos! :)
--
A imersão em Inglês Para Negócios acontece entre 28 - 30 de de junho, no The Fools em Novo Hamburgo/RS.
Interessou? escreva para we@thefools.com.br para receber maiores informações.
-
REFERÊNCIAS
https://www.rypeapp.com/blog/most-important-languages-to-learn-for-business/
https://medium.com/swlh/10-most-important-business-languages-in-global-market-17b49b7cf2d2
https://www.valuewalk.com/2019/01/top-10-largest-economies-2050-china/
https://www.startse.com/noticia/ecossistema/china/50856/o-verdadeiro-negocio-da-china-e-inovacao
https://bilingua.io/10-best-languages-to-learn-for-business
https://www.britishcouncil.org/sites/default/files/languages_for_the_future_2017.pdf