Estágios de aprendizado

Estágios de aprendizado: Em qual você está?

1º - Receptivo:

Durante esse estágio o estudante pode ser um pouco mais silencioso, ou usar uma comunicação não-verbal (como apontar e gesticular). O foco aqui é construir confiança para começar a falar. São mais longas e complexas, apesar das regras gramaticais ainda não serem totalmente claras. Uma grande compreensão do idioma é adquirida, fica mais fácil ler e escrever.

2º- Produção inicial:

Aqui se começa a responder com uma ou duas palavras, ou mesmo curtas frases. Nesse estágio são adquiridas em média 1.000 novas palavras. A confiança aqui está crescendo, mesmo a pessoa ainda não se sentindo totalmente confortável com o idioma.

3º Fala emergente:

É quando uma real comunicação tem início. As frases agora são mais longas e complexas, apesar das regras gramaticais ainda não serem totalmente claras. Uma grande compreensão do idioma é adquirida, fica mais fácil ler e escrever.

4º - Fluência intermediária

Nesse estágio você começa a pensar na segunda língua. Antes o discurso era recebido e traduzido mentalmente, para formular uma resposta no idioma nativo, traduzir novamente para a segunda língua e aí sim responder. Agora você recebe o discurso no idioma estrangeiro e responde no idioma estrangeiro. Sem traduções. Compreensão e Fluência aumentaram consideravelmente nesse estágio.

5º - Fluência

Essa é a masterização do idioma. Pode levar de 1 a 10 anos para chegar nesse estágio. O trabalho não acaba depois de masterizar o idioma, sempre devem haver momentos de prática ao longo do tempo para mantê-la.

Jackie Hostetler foi quem desenvolveu esse conteúdo, ela trabalhou mais de 15 anos com educação.

Milena Escarrone


Outras postagens: BLOG

Postado em 28 de jun de 2018.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Por que nossas imersões em inglês são multinível?

No The Fools, diferentes níveis aprendem juntos e é exatamente isso que faz tudo funcionar.

Ler mais

Quanto custa não falar inglês?

Descubra os impactos que não falar inglês pode ter na sua carreira e vida pessoal — e entenda o preço invisível de não dominar o idioma no Brasil.

Ler mais