Como surgiu o Pink October?

Aqui no The Fools um dos nossos pilares é o "Cuidado com Todos", ou seja, nos preocupamos com o bem estar do próximo e de todo o ambiente que nos rodeia. Por isso, entendemos a relevância de informar aos nossos queridos Fools sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e resolver publicar este texto. :)

Em nosso país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) de 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano de 2018, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância do movimento Outubro Rosa,

Leia e entenda mais sobre esse movimento.

O que é o Pink October (Outubro Rosa)?

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada em todo mundo, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Como e onde surgiu o movimento?

É um movimento que começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama no mês de outubro, e posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (norte americano) de prevenção do câncer de mama.

Nos anos 90 o laço cor-de-rosa foi lançado pela "Fundação Susan G. Komen for the Cure" e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura do Câncer de Mama, que ocorreu em Nova York e, desde então, é promovida anualmente na cidade.

Em 1997, duas cidades dos Estados Unidos,Yuba e Lodi, começaram a promover ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando o movimento como Pink October. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. A fim de chamar atenção de seus cidadãos, essas cidades cobriram-se com laços rosas, principalmente nos locais públicos.

As cidades norte americanas passaram a iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. O que foi uma forma prática para que o Pink October tivesse uma visibilidade cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo nos anos 2000, motivando e unindo diversas nações em em torno de tão nobre causa. A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

Por que o diagnóstico precoce é importante?

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta as chances de cura. Em até 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, o autoexame e a mamografia são imprescindíveis, sendo os principais métodos para o rastreamento da doença.

Se você é mulher ou possui alguém próximo que não realiza seus exames periódicamente, lembre-se: o atendimento médico gratuito, assim como o agendamento da mamografia é um direito seu aqui no Brasil. Para ter acesso, informe-se na UBS mais próxima de você.

Postado em 15 de Oct de 2020.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

What's your purpose in life? / Qual é o seu propósito de vida?

Ikigai é uma ferramenta japonesa para descoberta do seu PROPÓSITO DE VIDA. Esse texto faz parte do início desse exercício. We hope you all find what truly moves you with a little help of this article :) Enjoy!!!

Ler mais

Como criar uma rotina saudável de home office

Algumas dicas do nosso time sobre como aproveitar ao máximo esse período trabalhando de casa

Ler mais