Conheça o Natal pelo mundo

Embora o Natal seja uma data comemorada mundialmente, em vários países esse dia pode ser muito diferente do que estamos acostumados a ver aqui no Brasil.

Para entrar no clima natalino, preparamos algumas curiosidades para você conhecer sobre como é o Natal em alguns países ao redor do mundo.

A noite dos rabanetes em Oaxaca, México

Embora essa tradição não ocorra exatamente no dia do Natal, ela é um tanto inusitada. No dia 23 de dezembro a cidade mexicana Oaxaca promove uma exposição de bonecos feitos de rabanete. São esculturas natalinas que atraem milhares de pessoas.

Na Alemanha tem Papai Noel?

Tem sim. Como aqui no Brasil, lá o Natal é comemorado na véspera, dia 24 de dezembro. Os presentes são trazidos pelo Weihnachtsmann (Papai Noel) ou pelo Christkind, um anjo loiro. Já para famílias mais tradicionais, as crianças ganham doces e mimos no dia 6 de dezembro. Os doces são deixados em seus sapatos pelo São Nicolau.

Lagartas fritas na África do Sul

Lá não fazem a celebração na véspera, mas sim no dia 25 pela manhã e depois o tradicional almoço de Natal. Esse almoço pode ser bem peculiar para nós, porque um dos pratos principais servidos é lagarta frita. O bom velhinho não é tão popular lá como é aqui no Brasil, então pode ser mais difícil de encontrá-lo.

Os 13 Papais Noéis da Islândia e os Trolls

Após a ceia em família, é feita a troca de livros ao invés de qualquer presente. Então as famílias passam um tempo lendo o livro que ganharam. Os chamados Yule Lads são os 13 papais noéis que aparecem 13 dias antes do Natal e deixam presentes no sapato das crianças. Grýla e Leppalúði são seus pais trolls e eles tem um gato gigante. A lenda diz que se você não presentear alguém com roupas no Natal, você será devorado por ele.

Japão- Dia dos namorados ou Natal?

O Natal do Japão é parecido com o nosso dia dos namorados. Casais trocam presentes e passeiam por ruas enfeitadas. O peru de Natal dá a vez ao frango frito. A rede de fastfood KFC tem alta demanda na época natalina, oferecendo diversos combos especiais.

O 'White Christmas' dos EUA

Os presentes são colocados em grandes meias penduradas nas lareiras. Ter um natal com neve, o chamado White Christmas, é um desejo geral dos norte-americanos.

Presentes 'atrasados' na Espanha

As crianças só recebem seus presentes na noite do dia 5 de janeiro. Os presentes são deixados junto ao sapatos de quem se comportou no ano anterior. Um dos motivos desse 'atraso' é porque dia 6 de janeiro é dia de celebrar a chegada dos Três Reis Magos, que são o símbolo do Natal para elas.

E você gostou de alguma dessas tradições? Qual foi a mais curiosa ou diferente?

Postado em 16 de Dec de 2021.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Aprendendo 'Mandarim' vs. Aprendendo 'Chinês'

Descubra as diferenças entre esses dois termos.

Ler mais

Palavras em inglês com origem do português

Nessa lista há palavras que popularmente são conhecidas como tendo origem do português, mas tem seus poréns.

Ler mais