Conquiste empatia falando Inglês BRASILEIRO.

Muitas pessoas vêm ao The Fools porque têm medo de falar inglês. Eles têm medo de cometer erros, se sentir ridículo ou mesmo chamar a atenção para si mesmos pela maneira como falam uma língua estrangeira. O The Fools é um ambiente em que o erro é incentivado, pois entende-se que cometer erros é uma parte importante do processo de aquisição de um idioma.

As pessoas têm menos medo de cometer erros do que no mundo real, porque estão em um ambiente seguro, cercado por pessoas que estão passando pelos mesmos desafios de aprender um novo idioma. Esses erros nunca seriam permitidos no mundo real, como no seu trabalho. Ou seriam?

Como europeu viajando pelo Brasil, percebo que as pessoas são muito amigáveis ​​e felizes sempre que tento falar português. Quando digo “Eu falo um pouco de português”, as pessoas começam a sorrir. Você se orgulha quando um estrangeiro tenta aprender seu idioma. Você ajudaria alguém como eu, tentaria me ensinar como pronunciar certas palavras e corrigir os erros no meu português muito limitado. E deixe-me contar um segredo: as pessoas são assim em todo o mundo, em todos os idiomas :)

Quando você mostra que realmente está tentando falar uma língua estrangeira, as pessoas ficam impressionadas com seus esforços, gostam de você e ouvem o que você tem a dizer.

Eu pesquisei pessoalmente esse fenômeno em um experimento ainda a ser publicado, no qual pessoas com sotaques estrangeiros (fracos) receberam avaliações mais positivas do que pessoas sem sotaques. Em outras palavras: seu sotaque do português brasileiro o tornará mais agradável do que alguém cuja língua nativa é o inglês! Isso é derivado de um dos conceitos mais importantes em lingüística, a Teoria das Expectativas de Idiomas (Language Expectancy Theory).

Há uma mensagem muito positiva nisso para todos os alunos de inglês. Como dizemos no The Fools, não tenha medo de cometer erros. Mas lembre-se: é importante que você tente falar inglês e assim adquira mais confiança.

Como se vê, isso não é verdade apenas durante as imersões: mostrar esforço ao tentar falar o ajudará socialmente no seu trabalho, durante suas viagens… em qualquer momento da vida, Então, por favor, não tenha medo de superar seus medos. Mostre que está se esforçando para atingir um boa comunicação com outra pessoa e não se envergonhe do seu sotaque brasileiro!


Postado em 29 de Nov de 2019.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

20 termos sobre INGLÊS para NEGÓCIOS

Conheça alguns termos para ficar por dentro do mundo dos negócios!

Ler mais

4 livros de inglês para negócios

Entenda como eles podem te ajudar na sua carreira profissional.

Ler mais