Cuidados com a saúde antes, durante e após viagens

Quase ninguém te conta, mas pra fazer a viagem dos sonhos - e longe de perrengues – além de ser essencial saber o básico do idioma do local (ou do inglês que é basicamente universal) para se comunicar e seguir viagem de forma mais independente e segura, também é primordial cuidar da saúde! Antes, durante e depois da viagem.

Hoje vou dar algumas dicas de cuidados básicos antes, durante e após as viagens. Leia, salve nos favoritos e compartilhe... pode apostar que será útil!

Na empolgação pra viajar é comum a gente esquecer alguns detalhes, inclusive pequenos cuidados com a saúde, mas que fazem toda a diferença. Imagina o perrengue ter que procurar hospital ou médico em um lugar que você não conhece, ou que tenha dificuldade pra se comunicar? O problema só aumenta...

Não importa se a viagem é curta ou longa, os riscos sempre vão existir, mas é possível evitar o máximo e diminuir as chances de algo acontecer. Por isso, tenha atitudes preventivas... pense que você precisa estar bem para curtir essa nova experiência. ;)

Se liga nas dicas e veja como é fácil manter práticas preventivas:

1. Antes de viajar

Faça um check-up!

Isso não significa procurar por doenças ou problemas, significa que você está cuidando de si, dando atenção para o que o seu corpo precisa e evitando problemas que poderiam pegar você desprevenido (a).

Ainda mais se for pra alguma região em que o clima e a comida são muito diferentes, é bom fazer um check-up pra garantir que você não precisa de um reforço de vitaminas ou que realmente está tudo bem.

Também é a oportunidade ideal para conversar com seu médico sobre os limites do seu corpo, se você aguenta um frio de – 40 graus, se tem condições cardíacas e respiratórias para fazer uma travessia ou subir o Everest, por exemplo. Tudo isso precisa ser avaliado antes da viagem. E se for uma trip pro Everest, por exemplo, o acompanhamento e preparo físico precisam começar meses antes.

Confira as vacinas

Veja se sua carteira de vacinação está em dia, e se o estado, país ou região para onde vai exige algum tipo de vacina e o certificado internacional dela, como é o caso da vacina contra Febre Amarela. Lembre-se de ver isso com pelo menos 2 meses de antecedência, pois algumas vacinas levam dias até fazer efeito e garantir que você não terá nenhuma reação.

Precisa de medicamentos?

Aproveite a consulta e verifique com seu médico se você precisa de alguma medicação com receita (têm países que você só pode entrar com determinados medicamentos se tiver as receitas atuais e dentro da quantidade permitida para uso durante a viagem). Veja tudo isso antes de viajar. Pois se você esquecer um medicamento de uso diário, pode ser que nem comercializem o tipo de remédio que você precisa, e se encontrar, pode ser que não consiga comprar sem receita.

Busque hábitos mais saudáveis!

Um tempinho antes de viajar, procure dormir em horários mais regrados (até mesmo pra evitar os efeitos do jet lag), faça exercício físico e tente controlar a ansiedade! Por volta de 3 dias antes da viagem, mantenha uma alimentação bem mais leve e no dia da viagem, leve isso ainda mais a sério, principalmente se você sofre de algum desconforto por conta de determinado alimento. Evite alimentos pesados e gordurosos.

Pra mulherada que sofre com a TPM a dica é ainda mais preciosa! Principalmente se ela aparece bem na época da viagem, é essencial manter hábitos saudáveis e uma alimentação bem mais leve.

Pesquise um bom seguro-viagem!

A gente toma todas os cuidados pra não ficar doente e não se quebrar por aí, BUT imprevistos podem acontecer mesmo assim. Não dá pra controlar tudo, mas se algo acontecer e você precisar de médico, a única forma de passar menos apuro e conseguir atendimento bom e rápido em qualquer lugar do mundo é contratando um bom seguro-viagem.

Não precisa ser o mais caro pra ser bom. Precisa ser de uma empresa boa, com boa cobertura pro local da sua viagem, que tenha planos compatíveis e adequados pra sua idade, pro seu tipo de viagem e pros riscos que você ficará exposto (a).

Por isso, antes de fechar o seguro-viagem, pesquise no Reclame Aqui, no Consumidor.gov e nas redes sociais como é a reputação da empresa e dê atenção especial para os comentários mais recentes.

.

2. Durante a viagem

Movimente-se no trajeto!

Seja de carro, moto, ônibus, avião ou barco. Se a viagem for longa, NADA de tomar relaxante pra dormir a viagem toda. Isso é muito prejudicial e perigoso, principalmente pra sua circulação. Não vou entrar em detalhes, mas dê um Google sobre trombose do viajante pra entender melhor a importância de se movimentar durante o trajeto... ;)

Pra quem está de ônibus, avião ou barco, pode fazer alguns movimentos no banco mesmo ou de pé ao lado da poltrona:

  • movimentos circulares com os pés

  • simular que está pisando no freio ou no acelerador

  • alongar braços, pernas e coluna

Procure se movimentar em média a cada 4 horas. Aproveite o corredor e faça pequenas caminhadas dentro do avião, barco ou ônibus. Se estiver de carro ou moto, faça pequenas paradas, alongue o corpo, caminhe um pouco. Se possível, sente-se e coloque as pernas para cima por alguns instantes.

Reveze a vez ao volante e evite ficar muito tempo dirigindo sem parar. Principalmente se estiver com sono. Jamais siga viagem ao volante se estiver com sonolência.

Hidrate-se!

Sem desculpinha de que tem preguiça de se hidratar e ter que parar ou levantar pra ir ao banheiro. Precisa se hidratar, principalmente em viagens de avião em que o corpo está numa situação diferente e dividindo o mesmo espaço e ar com várias outras pessoas.

Aqui também vale lembrar: se alimente bem pra ter energia e não passar mal ou ter queda de pressão.

Higienize as mãos

Parece bobeira, frescura e exagero, mas não é. Principalmente no avião, que é um ambiente fechado e com muitas pessoas, as chances da proliferação de vírus são grandes... Por isso, de tempos em tempos, e principalmente, antes de comer e após usar os banheiros, lave as mãos e use álcool gel. Isso vale pra quando chegar no seu destino e no seu dia a dia também, tá? LOL

Cuidados básicos no destino

Chegou, tá tudo bem e agora é só aproveitar! Porém, os mesmos cuidados que você tem com sua saúde na sua casa, você deve ter durante a viagem.

Por exemplo, se você não pode comer doces, na viagem a sua condição continua. Tem alergia a camarão? Não vai querer comer um bobó de camarão só porque chegou na Bahia, né? Tem problema cardíaco e o médico proibiu aquela cervejinha? Nem adianta querer provar tudo na Oktoberfest... as limitações que você tinha antes da viagem vão contigo na bagagem, então mantenha os cuidados habituais.

Sexo seguro em qualquer lugar do mundo

Camisinha existe no mundo todo, e você também pode levar as suas na bagagem! Então não tem motivo e nem desculpa pra fazer sexo desprotegido em nenhuma hipótese, local ou ocasião.

.

3. Depois da viagem

Descanse!

Jet lag manda lembranças principalmente no retorno da viagem! Não invente de querer voltar pro trabalho no mesmo dia em que chegou de viagem.

Tire 1 ou 2 dias pelo menos pra dar um tempo pro seu corpo voltar ao normal. Tire cochilos quando o sono e cansaço apertarem, mas tente forçar para dormir no seu horário padrão e não no horário do país em que estava. Alimente-se bem, tome bastante água e evite atividades que exijam muito esforço físico.

Fique de olho no seu corpo

Já passaram alguns dias da viagem e você continua sentindo algum desconforto? Tem algum tipo de dor ou sente que algo não está legal? Procure um médico. Pode ser apenas cansaço acumulado como também pode ser alguma virose ou doença que tenha contraído durante a viagem. É sempre bom ficar de olho! ;)

.

Agora é sua vez, se quiser, claro... :P

Já colocou essas ou outras dicas em prática?

Tem outra dica pra compartilhar com a gente?

Manda ver nos comentários! \o/


Postado em 24 de Sep de 2019.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Visitando os EUA: 5 Lugares curiosos pra conhecer

Hora de conhecer roteiros turísticos interessantes e curiosos!

Ler mais

Visitando os EUA: Cidades fantasmas

Se você está cansado(a) da agitação da cidade grande ou tem uma curiosidade por lugares abandonados, certamente irá gostar de conhecer essas cidades.

Ler mais