De onde vêm as novas palavras?

O processo de criação de novas palavras na língua chama-se de neologismo. Seja nos telejornais, descrevendo uma nova tecnologia, por exemplo, ou seja nas ruas, por meio de gírias, nosso idioma está sempre sendo complementado por novas palavras.

Língua e cultura são inseparáveis. Todos os dias nossa forma de falar e escrever sofre influência do meio onde vivemos. Como a cultura de um povo é dinâmica, a língua também está em constante mudança. Muitas das palavras que utilizamos hoje, por exemplo, ainda não estão sequer dicionarizadas (resetar, instagramável, migué), enquanto outras só mesmo os dicionários preservam (homessa, amorio, núndinas?!).

José de Alencar, escritor romântico do século 19, assim se manifestou a esse respeito:

"Criar termos necessários para exprimir os inventos recentes, assimilar-se aqueles que, embora oriundos de línguas diversas, sejam indispensáveis, e sobretudo explorar as próprias fontes, veios preciosos onde talvez ficaram esquecidas muitas pedras finas, essa é a missão das línguas cultas e seu verdadeiro classicismo."

.

Ainda mais comum que o surgimento e o desaparecimento das palavras, é a sua transformação. Ao longo do tempo, as palavras vão mudando, de forma e de significado. A etimologia, do grego etymología, é o estudo sistemático dessas mudanças.

De onde vêm as palavras? O que elas significavam na sua origem e o que significam agora? Que processos influiram nessas variações? No grego, etymos significa verdadeiro e logos, estudo. É verdade que a origem das palavras nem sempre, ou quase nunca, ensina o que elas agora significam. Mas ninguém discorda do fascínio que é descobrir o passado das palavras, que se não as explica ajuda a entendê-las e a entender melhor nossa língua e nossa cultura.

Para outros idiomas isso não é diferente, que tal testar seu inglês assistindo esse vídeo do TEDed sobre a formação de novas palavras? Incorpore o inglês no seu dia a dia e vá vendo todo o seu processo de aprendizado ser facilitado.

.

É assim que a gente se desenvolve durante as imersões, lhe envolvendo em um ambiente onde o inglês é sempre presente. Isso vai fazendo com que você se acostume a ouvir e falar o idioma. Quer saber mais?


Referências

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/neologismo-criacao-de-novas-palavras.htm?cmpid=copiaecola

http://estacaoeducativomlp.com.br/linguaportuguesa/deondevemaspalavras/

Postado em 28 de Feb de 2020.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Saudações ao redor do mundo

Aprenda 7 maneiras (algumas bem inusitadas!) de dizer "olá" em diferentes lugares do mundo.

Ler mais

The history of pancakes / A história da panqueca

Café da manhã e 'brunch' simplesmente não seriam o mesmo sem uma pilha de panquecas servidas com syrup. Quer saber de onde elas vieram? Esse post é pra ti :)

Ler mais