A importância do espanhol para o mercado de trabalho

Hoje, compreender línguas é tão essencial que a simples ausência de conhecimentos sobre o idioma pode ser critério de eliminação em processos seletivos de empregos.

Caso você queira se destacar no mercado de trabalho, é preciso ter conhecimento de outras línguas e tornar o currículo mais competitivo. Mas qual língua chama mais a atenção do mercado depois do inglês?

Muitas vezes nós, brasileiros, acabamos deixando o espanhol de lado, já que ele é bastante parecido com o português e existe como se adaptar em algumas situações com um bom e velho “portunhol”. O que acabamos esquecendo é a importância do espanhol no cenário econômico atual.

Assim, quem estuda espanhol se destaca, especialmente porque a língua é cheia de falsos cognatos, ou seja, existem muitas palavras nesse idioma que se assemelham às palavras do português, más que querem dizer algo completamente diferente.

Em 2016, o evento “O idioma espanhol no Brasil. Desafios e Oportunidades” reuniu especialistas de diversos setores relacionados à língua e expôs que, de acordo com o Governo do Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas optarão pelo espanhol como segundo idioma em 2025. Naquele mesmo ano, já existiam mais de 6 milhões de estudantes no país.

A importância do espanhol em empresas

Outro ponto crucial da importância do espanhol é o fato de que muitos executivos estão buscando novas especializações em regiões internacionais, como a Espanha. A procura ocorre porque esse é um país chave na Europa e que oferece diversas oportunidades.

O que muitos não sabem é que para ter a possibilidade de estudar em países de língua espanhola é necessário um exame de proeficiência reconhecido internacionalmente, o D.E.L.E., que oferece seis diplomas, que correspondem aos níveis de competência linguística estabelecidos no Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas.

Os exames de proficiência, normalmente, exigem do candidato quatro habilidades: leitura, escrita, gramática e expressão oral. É necessário, portanto, ter estudado o idioma por alguns anos – e treinar especificamente para o exame.

Este teste facilita a integração de profissionais em um contexto de mobilidade internacional e já está presente no Brasil, com 15 centros autorizados.

Considerando tudo que falei, o espanhol é uma alternativa viável para nós brasileiros, que já temos contato com o idioma através dos nossos vizinhos latinos.

Com uma boa preparação, rapidinho você consegue colocá-lo no seu currículo e ter um diferencial na hora de buscar oportunidades no mercado.

Hasta pronto!

Quer ganhar confiança e vocabulário? Vem praticar comigo na imersão em espanhol dos dias 6, 7 e 8 de Dezembro


Postado em 11 de Nov de 2019.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

As letras mais comuns em cada idioma

Você sabe qual é a letra mais comum em inglês?

Ler mais

Quantos países falam Espanhol?

Saiba mais sobre o segundo idioma mais falado no Mundo...

Ler mais