O medo de falar inglês

Muitas pessoas têm medo de falar inglês porque na maioria das vezes estão inseguras por não dominar o idioma. Esse medo pode ser resultado de uma variedade de fatores, como falta de prática, medo de cometer erros ou preocupação com a percepção dos outros.

Em diversas situações nos deparamos com esse medo e insegurança, ainda mais se outras pessoas mais experientes estão nos ouvindo. Isso nos leva ao medo do julgamento. Pensamentos como ‘fulano fala melhor do que eu e vai me julgar se eu falar errado’.

Há quem pense que falar com nativos é difícil, mas pode ser ainda pior a comunicação entre duas pessoas que falam a mesma língua, mas estão se comunicando em inglês.

Mas por que isso acontece?

Questionamentos como ‘ se nós falamos a mesma língua, por que estamos falando em inglês?’ são bem comuns. Não se preocupe, pois isso é só coisa da nossa cabeça. Quando temos objetivos em comum, é muito mais fácil pensar que está tudo bem errar e que não haverá julgamentos por conta disso.

Perder o medo de falar inglês pode parecer desafiador, mas com as estratégias certas, é possível superar essa barreira e se comunicar com confiança. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

Pratique regularmente: A prática é a chave para ganhar confiança ao falar inglês. Tente praticar todos os dias, mesmo que seja por apenas alguns minutos. Você pode conversar com falantes nativos, assistir a filmes ou séries em inglês ou até mesmo falar sozinho em voz alta.

Comece com situações simples: Comece com situações simples e conversas curtas, como pedir informações ou cumprimentar alguém. À medida que você se sentir mais confiante, poderá se desafiar com conversas mais complexas.

Aceite seus erros: Aceite que você cometerá erros ao falar inglês e não deixe que isso o desanime. Em vez disso, encare seus erros como uma oportunidade para aprender e melhorar.

Aprenda frases úteis: Aprender algumas frases úteis pode ajudá-lo a se sentir mais confiante ao falar inglês em situações específicas. Por exemplo, aprender a pedir direções ou fazer um pedido em um restaurante pode ser útil.

Encontre um parceiro de conversação: Encontrar um parceiro de conversação que fala inglês pode ser muito útil. Você pode praticar juntos e ajudar um ao outro a melhorar.

Assista a vídeos de dicas: Há muitos vídeos na internet que oferecem dicas sobre como perder o medo de falar inglês. Assista a alguns deles e veja se há alguma estratégia que você possa aplicar em sua própria prática.

Para complementar todas elas, venha para uma imersão no The Fools. Todos os participantes têm um objetivo em comum: se comunicar!

Em resumo, o medo de falar inglês é comum, mas pode ser superado com prática regular, mudança de perspectiva em relação aos erros e não se preocupar muito com a percepção dos outros. Com tempo e esforço, qualquer pessoa pode aprender a falar inglês com confiança e fluência.

Mudar a perspectiva em relação aos erros é uma ótima forma de superá-los. Em vez de vê-los como falhas, é importante encará-los como oportunidades de aprendizado. Ninguém é perfeito e cometer erros é normal, especialmente quando se está aprendendo uma nova língua. Ao abraçar os erros e aprender com eles, uma pessoa pode se sentir mais confiante ao falar inglês.

Postado em 24 de Feb de 2023.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

20 termos sobre INGLÊS para NEGÓCIOS

Conheça alguns termos para ficar por dentro do mundo dos negócios!

Ler mais

4 livros de inglês para negócios

Entenda como eles podem te ajudar na sua carreira profissional.

Ler mais