O que é um curso de imersão?

A palavra imersão tem origem do latim (immersionem) e significa, em sua raíz, o ato ou efeito de imergir(-se), geralmente em um líquido. Quando deslocamos esse termo para o contexto educacional não estamos falando de um curso de mergulho rsrs, mas de uma prática que promove uma alta exposição ao assunto abordado por quem propõe a Imersão.

No caso do The Fools, por exemplo, oferecemos Imersões em Inglês - elas são como cursos e eventos de curta duração, porém com uma alta carga de conteúdo. Nesse sentido, uma Imersão em um idioma estrangeiro é uma solução para quem busca um desenvolvimento rápido de suas habilidades na língua. Ou seja, um trampolim para quem busca dar um salto no idioma.

Imersões buscam focar no conteúdo prático e o objetivo geralmente é colocar a “mão na massa”: misturando teórico e empírico, e proporcionando uma vivência no assunto da Imersão. Quando falamos da língua Inglesa, por exemplo, diferente de um curso tradicional - que possui módulos e a pessoa é exposta aos poucos ao conteúdo, tendo em média um contato de 2 horas por semana com o Inglês -, na Imersão, o aluno fica entre 10 e 18 horas do seu dia rodeado pelo idioma.

A lógica é simples: quando mergulhamos no mar ou em uma piscina, por exemplo, ficamos totalmente envoltos pela água. E, em uma Imersão em idiomas, acontece a mesma coisa.

Ao final da Imersão, os resultados obtidos são visíveis: o participante passa a pensar em Inglês sem muito esforço, aumenta sua capacidade de raciocínio na língua, desenvolve suas habilidades de compreensão e listening, além de melhorar - E MUITO - sua capacidade de conversar e expressar-se em Inglês.

Algumas pessoas chamam Imersões de “Cursos de Imersão”, dando a ideia de que são cursos rápidos e densos em conteúdo, outros, somente de “Imersão”. Seja qual for a forma que você chame, o conceito de imersão está se tornando cada vez mais popular e é uma ótima opção para aquelas pessoas que buscam resultados eficazes e à curto prazo.

Saiba mais sobre as Imersões Online do The Fools lendo o blog "Como funciona uma Imersão Online?".

Postado em 23 de Sep de 2020.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Qual a diferença entre Simple Past e Present Perfect

Aprenda de uma vez por todas quando usar um ou o outro!

Ler mais