tendências da educação 2019
Todos anos vemos tendências emergirem em diferentes setores do mercado, no caso da Educação isso não é diferente. Depois de pesquisar tendências nacionais e internacionais, chegamos nos top 3 tendências que todas as pesquisas apontam:
1. Metodologias Hands On
Aquela pergunta que sempre fazíamos quando estávamos na escola 'quando vou usar isso' ou 'pq tenho que aprender esse conteúdo' se responde facilmente com um aprendizado ativo, em que o propósito é aprender através de uma atividade proposta.
O aluno começa a protagonizar sua educação. Essa metodologia preza trabalho em equipe, resolução de problemas em conjunto, pensamento criativo, superação de desafios, etc.
Cabe à instituição a melhor forma de guiar aluno (e professor) ao seu melhor potencial, encontrar estratégias e tecnologias para tal.
-
2. Metodologias Imersivas
Se assemelha à metodologia Hands On no que se refere à experienciar para aprender.
Ela implica em aprender a fazer e não necessariamente aprender sobre.
Ambos aprendizados importantes, mas o primeiro consegue colocar significado ao aprendizado com mais facilidade e trabalhar áreas socioemocionais.
É uma metodologia que trabalha integralmente as 9 inteligências humanas, estimulando os diferentes sentidos e facilitando o aprendizado.
-
3. Educação Socioemocional
Interação em grupo, autoconhecimento, gerenciamento de tempo, autonomia, resiliência - são habilidades que passam a ser trabalhadas no ambiente pedagógico mas nos ajudam a transpor desafios também ao longo da nossa vida.
Elas estruturam nossa personalidade e capacidades, assim como ajudam a alavancar o aprendizado formal e no permitem que sejamos mais híbridos com nossas habilidades.
"O desenvolvimento dessas habilidades é tão importante que está na pauta de relatórios do Fórum Econômico Mundial e nas novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)".
-
Referências: