Como integrar um idioma na sua rotina

No post Como Poliglotas Aprendem mencionamos a importância do tempo de exposição quando adquirindo um idioma.

Todo bom esportista conhece a regra de quanto mais se pratica melhores são os resultados esperados. Mas a prática constante não é limitada à esportistas.

Em 1885 o psicólogo e cientista Hermann Ebbinghaus começou a estudar a capacidade da memória humana ao longo de um período de tempo.

O que ele descobriu foi que quanto maior a quantidade de vezes que um indivíduo acessa o que ele aprendeu, maior será sua retenção de informação.

Observe como a retenção de informação aumenta de 55% na primeira vez que a informação é acessada, para 95% na quinta vez que a informação é acessada.

Essa teoria podemos facilmente aplicar em qualquer área de aprendizado. Mas estamos falando de idiomas por aqui. Tendo isso em mente, te digo: quanto mais você conseguir se expor ao idioma estrangeiro, mais rapidamente você conseguirá aprendê-lo.

Então que tal começar colocando o contato com o idioma em doses homeopáticas?

Aqui vai uma dica muito boa para construir sua rotina de estudos: é muito importante que o conteúdo que você irá consumir seja interessante para você. Dessa forma, o seu foco é no que está sendo compartilhado e o idioma é algo secundário.

Como integrar o idioma na sua rotina:

1.MUDAR O IDIOMA DO SEU TELEFONE

Quantas vezes você acessa seu celular por dia? Imagina se em em cada uma dessas vezes você visse 'Tuesday' ao invés de 'Terça-Feira'. Seu telefone pode ser uma imersão por si só!

Na sessão 'settings' ou 'ferramentas' você facilmente muda o idioma do telefone. Talvez no início seja difícil encontrar tudo o que você quer, mas rapidamente você se acostuma e começa a aprender várias palavras novas!

.

2.LEITURA DE NOTÍCIAS

Para quem está acostumado a acessar site de notícias: procure também acessá-las em outros idiomas.

Normalmente as notícias ao redor do mundo são as mesmas, o que ajuda na compreensão contextual.

Sites de notícias: The Guardian, Washington Post, BBC

.

3.VÍDEOS CURTOS

Vídeos como dos interessantíssimos TED. Aqui depende do seu nível do idioma. Se você quer se desafiar, acha que já consegue compreender boa parcela do que está sendo dito, eu recomendo não colocar legendas.

Agora, se você não quiser ver o vídeo sem conseguir entender o contexto, para não desanimar eu recomendo as legendas no idioma do áudio.

.

4.BUSCAS NO GOOGLE

Se o idioma que você estiver aprendendo for o Inglês, 25% do conteúdo da internet está em inglês, seguido de chinês (com 19.8%) e espanhol (com 8%)*.

Fazer buscas em inglês te dá mais acesso à informação e já ajuda no processo de aprendizado quando estamos procurando agregar mais vocabulário.

.

O legal dessa 'integração sutil' do idioma à sua rotina, é que quando você menos esperar vai estar pensando no idioma sem precisar traduzir! :)

.


Postado em 25 de Jul de 2019.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

7 filmes incríveis sobre Educadores

Para para aprimorar seu inglês e se inspirar com histórias poderosas de grandes educadores no cinema.

Ler mais

Quanto custa não saber falar inglês?

O preço de não falar inglês: Oportunidades perdidas, salário reduzido e anos de frustração. Como uma imersão pode transformar sua fluência?

Ler mais