E se você fosse fluente em uma segunda língua?

O título pode soar sensacionalista, mas são apenas verdades.

Tudo o que nos cerca molda a nossa personalidade e tem uma importância fundamental no nosso perfil pessoal e profissional. Você já se pegou pesando como seria se tivesse nascido em outra cidade, país ou continente? Ou se tivesse frequentado outra escola, com amigos e responsabilidades diferentes? Você seria outra pessoa! Fato!

Quando falamos em outros idiomas podemos nos questionar: quantas oportunidades de estudo, emprego ou mesmo sociais você já perdeu por não dominar uma língua estrangeira? Pois bem, tá na hora de virar esse jogo.

O mercado de trabalho mudou, evoluiu. Empresas multinacionais se estabeleceram, programas de intercâmbio são cada vez mais presentes e bolsas de estudo no exterior surgem semestralmente.

Agora, o mundo é globalizado, cada vez mais conectado e os avanços da tecnologia foram a principal ferramenta para isso deslanchar. Não é novidade para ninguém que podemos fazer contato com alguém na Holanda, Austrália, Alemanha, sem precisar sair de casa. Os negócios intercontinentais se tornaram muito mais comuns e, por isso, o domínio de um segundo idioma não é nem mais um diferencial e, sim, uma exigência.

O aumento da remuneração é percebido até em funções como atendente de loja, garçom ou barista, por exemplo. Conforme aumentam as exigências dos cargos, a elevação salarial acompanha essas responsabilidades. Segundo matéria do Estadão, “pesquisas salariais revelam que o salário de uma pessoa que tem um segundo idioma é de 60% a mais em relação ao salário de outra que seja monolíngue”, afirma o periódico.

Outro bom exemplo é para quem quer estudar no exterior. Recentemente, a Dinamarca abriu bolsas de estudos para brasileiros e isso tudo de forma gratuita. Um dos requisitos você sabe qual é? Isso mesmo, proficiência em inglês.

As oportunidades estão pipocando no mercado e a cada ano que passa ele se vê cada vez mais dependente do segundo e terceiro idiomas. Por que você vai abrir mão de viver novas experiências, conhecer novas culturas, interagir com pessoas completamente diferentes, só pelo fato de não ser especialista em outra língua? Sem contar nos ganhos financeiros mencionados.

O mundo está aí fora, te esperando, você está esperando o quê? ;)


Outras postagens: BLOG

Postado em 26 de Feb de 2018.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

What's your purpose in life? / Qual é o seu propósito de vida?

Ikigai é uma ferramenta japonesa para descoberta do seu PROPÓSITO DE VIDA. Esse texto faz parte do início desse exercício. We hope you all find what truly moves you with a little help of this article :) Enjoy!!!

Ler mais

Como surgiu o Pink October?

Aqui no The Fools um dos nossos pilares é o "Cuidado com Todos". Por isso, viemos falar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Ler mais