Día de los Muertos

Uma das celebrações mais atribuídas aos mexicanos é o Dia dos Mortos, uma celebração que parece se destacar entre todas as outras. Aos olhos dos estrangeiros, pode parecer estranho que a morte seja celebrada. Mas este festival tem origens muito antigas e, para entender uma tradição devemos conhecer sua origem.

O Dia dos Mortos é comemorado nos dias 1 e 2 de Novembro, mas os preparativos para estas celebrações começam dias antes, alguns até 3 dias de antecedência pela imensidão de ornamentos e complexidade que alguns altares possuem.

Este festival tem suas origens de nossos ancestrais indígenas. Essas pessoas tinham divindades sobre a morte e acreditavam que havia outro mundo onde os mortos descansavam. As pessoas fazem esse tipo de ritual para acompanhar seus entes queridos que morreram para o outro lado para que possam passar em paz.

Com a chegada dos colonizadores espanhóis, houveram tentativas de acabar com esse festival, como por exemplo de substituí-lo pelo Dia de Todos os Santos, uma festa católica celebrada nas mesmas datas, essa é uma das razões pelas quais alguns mexicanos não gostam de celebrar o dia dos mortos, porque não está de acordo com a religião deles.

A preparação para este feriado inclui muitas coisas: Preparação de 'calaveritas literárias', mais conhecido como calaveritas que são tipo de texto em verso incluindo piadas e ironia, sobre pessoas vivas ou mortas. Na escola é comum fazer calaveritas para o diretor, professores ou para os colegas.

Mas definitivamente a maior parte destes dias são destinados à produção dos altares e tapetes. Os altares são em honra a um ou mais mortos. Estes altares requerem dias de preparação e são moldados por caixas de madeira que são então cobertas com toalhas de mesa para uma melhor aparência. Este altar tem muitas cores e geralmente possuem 7 andares que simbolizam os passos para descansar em paz.

.

Altar para o día de los muertos

.

Também é comum de ver nessa festividade alguns crânios de doces que simbolizam os mortos, antigamente utilizados pelos povos indígenas.

Nas ruas é colocada uma foto do falecido, com a comida que ele gostava de comer enquanto vivo, alguns charutos ou a bebida que ele gostava. Também é comum as velas que servem para guiar os mortos com sua luz como a flor de cempasuchil.

.

Flor de cempasuchil (Tagetes patula). No Brasil também conhecida como cravo-de-defunto

.

E para terminar o que eu considero mais divertido é fazer os tapetes porque são necessários dois dias antes de pintar a serragem de forma que ela tenha uma boa cor (colocamos muita dedicação em torná-la muito bonita).

.

.

De um jeito ou de outro, os mexicanos se tornam parte dessa festividade. Um mexicano pode fazer coisas tão simples como apenas participar de uma festa, comer o pão dos mortos (que é um pão coberto de açúcar representando o esqueleto) ou talvez decorar seu lar.

Não importa como celebro essa festividade, o mais importante é lembrar que esta vida é temporária e tão rápido quanto chegamos, estamos partindo.


Postado em 02 de Nov de 2019.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Aprendendo 'Mandarim' vs. Aprendendo 'Chinês'

Descubra as diferenças entre esses dois termos.

Ler mais

Palavras em inglês com origem do português

Nessa lista há palavras que popularmente são conhecidas como tendo origem do português, mas tem seus poréns.

Ler mais