Dicas de intercâmbio viajando sozinho

Esse post é para você que está pensando em fazer intercâmbio, mas pode estar inseguro em viajar sozinho. Ele tem como objetivo passar algumas experiências pessoais que podem ser úteis para você. Vou compartilhar experiências que tive viajando sozinha quando fui para Inglaterra, mas não vou focar especificamente em situações culturais. Vale ressaltar que as situações podem mudar de um país para o outro.

Não é todo mundo que em sua primeira viagem internacional escolhe viajar sozinho. Às vezes não há outra opção. Não se preocupe, viajar sozinho tem suas vantagens e vou te contar aqui. Eu entendo que possa haver alguma insegurança, mas vou tentar te ajudar nisso!

Se informe bastante;

Parece óbvio para você que está lendo esse post, mas muita gente antes de viajar pode não coletar todas as informações necessárias. Você, caro leitor(a) que está aqui agora, certamente está seguindo essa dica valiosa. Existem muitos canais no YouTube que podem te ajudar em todas as questões importantes. Onde ficar? Valores? Como são as pessoas em tal país? O que fazer e o que não fazer em determinado lugar? Baseie-se em experiências verdadeiras, em pessoas sinceras que gostem de contar suas histórias. Vá atrás de vlogs reais, não apenas o Instagram que geralmente só mostra a parte maravilhosa e pode não te preparar para coisas chatas que podem acontecer, os imprevistos e perrengues, mas é isso já assunto para outro tópico.

Escolha uma agência confiável;

Se você quer baratear sua viagem, planejar sem ajuda de uma agência de intercâmbio, sai sim mais barato. Caso você opte por viajar com uma agência, não terá que se preocupar com a comunicação entre a escola e a acomodação que vai ficar. A agência é a ponte entre você e o país escolhido. Ela vai conseguir todas as documentações necessárias para garantir sua entrada e também vai te alertar sobre o que você vai precisar fazer na hora de passar na imigração (que pode ou não ser uma parte chata). Se você for para um país que necessita de visto, como Canadá ou Estados Unidos, a agência de viagens pode te indicar uma outra agência especializada que te ajudará nisso. É importante lembrar que se caso seu visto tenha sido negado, você pode mudar a escolha do país. Mas claro, se atente a pedir todas essas informações para a sua agência.

Compre a passagem separada;

Quando eu viajei, só fechei pela agência a acomodação e a escola. As passagens foram compradas no site de viagens, Escolhi o Decolar, que me ofereceu o melhor preço. Pesquise em vários antes de comprar!

Perrengues acontecem sim;

Se prepare, nem sempre as coisas acontecem da maneira que planejamos nas viagens. Isso pode ser facilmente contornado se você se planejar e se preparar para enfrentar os perrengues que podem aparecer. Eu aprendi da pior maneira, pois cheguei em Londres sem ter me informado de como seria mais barato ir para a casa da minha host family. Acabei gastando muito dinheiro com táxi, sendo que poderia ter ido de metrô. Se você não estiver seguro, pegue um táxi ou um uber. Caso cidade que você escolher tenha um bom sistema de transporte público, é bem tranquilo. Outros possíveis perrengues: se perder na cidade, pegar o ônibus errado (aconteceu comigo), ou até perder alguma coisa. Cuide para não perder nenhum documento importante.

Hoje em dia se perder em algum lugar talvez não pareça tão assustador, né? Se você tem um smartphone e internet, pronto! Seus problemas estão resolvidos. Na época que viajei, eu não tinha um celular muito moderno, então o Google Maps ou Uber, não eram uma opção. Minha alternativa era perguntar para as pessoas mesmo, ou achar um mapa da cidade e ver a rota do metrô.

A pergunta que não quer calar... Pode ir sem falar nada de inglês?

Pode sim, conheci pessoas que fizeram intercâmbio sem saber nada do idioma, mas isso depende de cada um. Há pessoas mais inseguras que podem ter medo de ir para algum país sem falar muito o idioma nativo. Outra questão importante é o seu objetivo principal na hora de escolher fazer intercâmbio. Muita gente vai para se divertir e pela experiência no país. A parte do estudo na escola é um plus. Caso seu objetivo principal seja realmente estudar, planeje uma rotina de estudos, mas não esqueça de se divertir também.

Faça um seguro viagem;

Lembra dos perrengues? Então, fazendo um seguro viagem, essa é uma coisa a menos para se preocupar. Com esse seguro, o turista está precavido e não terá custos caso se machuque ou fique doente longe de casa. Tome todos os cuidados necessários, ainda mais agora na pandemia, mas vá preparado. Se for contratar uma agência, diga que tem interesse no seguro, mas geralmente eles já recomendam contratar.

Aproveite ao máximo!

Essa é a dica mais valiosa que posso dar. Não perca oportunidades que depois você poderá se arrepender. Claro, sempre obedeça às regras do país. Viajar sozinho possibilita uma maior liberdade de escolhas. Quer ir a tal lugar? Vá! Se for com mais pessoas, é sempre importante definir uma rota na hora de turistar e fazer o passeio ser o mais democrático possível para todos. Viajando sozinho você poderá escolher o que fazer, onde fazer, mudar de rota em cima da hora. Você também pode fazer amizade com vários grupos de pessoas que podem te fazer companhia, ou simplesmente você pode conhecer outros lugares sozinho mesmo. As pessoas tem interesses diferentes na hora de viajar. Não tem problema nenhum ir sozinho, mas lembre-se de respeitar seus limites. Você está em um país novo, então tudo é uma novidade! Não será chato, ou entediante, será empolgante e há muitas coisas para ver e conhecer!

Espero que tenham gostado das dicas e aproveitem sua viagem!

Postado em 21 de Jan de 2022.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

20 termos sobre INGLÊS para NEGÓCIOS

Conheça alguns termos para ficar por dentro do mundo dos negócios!

Ler mais

4 livros de inglês para negócios

Entenda como eles podem te ajudar na sua carreira profissional.

Ler mais