Intercâmbio ou imersão?
Te contamos como pode ser incrível uma experiência no inglês sem sair do Brasil.
Que atire a primeira mala quem nunca levou coisas demais numa viagem!
Ok, não é nenhum crime querer levar a casa pra viajar junto com você, mas com certeza a sua coluna vai reclamar a cada segundo, o tempo vai ter outra dimensão e até o seu dinheirinho vai gritar de pânico quando descobrir que terá que pagar excesso de bagagem. #VaiPorMim
Viajar leve tem vários benefícios, principalmente na hora levar sua mochila ou mala pequena no trem, ônibus, carro ou avião (ou até mesmo a pé, de moto ou bike, why not?). Viajar assim é algo libertador e que se aprende com o tempo. Cada vez que embarcar e desembarcar, você vai reconhecer algo desnecessário.
Mas pra acelerar este processo, separei 7 dicas que podem te ajudar a reduzir o peso da bagagem e aproveitar a viagem sem um tanto de coisas empacando a sua diversão, estudos ou o que for fazer. Menos é mais. Lembre-se sempre disso.
1. Nem pense em levar coisas que nunca usou
É cilada. Aquilo que estiver esperando a ocasião especial pra deixar o armário, com certeza o momento não é na viagem. Pelo contrário, a chance da peça ir e voltar do mesmo jeito é enorme.
Isso acontece porque durante a viagem, você vai optar por usar coisas que já está acostumado, que sabe que são confortáveis e ficam bem em você.
.
2. Livros e mais livros
Um livro é bacana. Talvez 2, no máximo. Ou um leitor digital (com quantos livros quiser neste caso). Um dos motivos de reduzir o número de livros é que você terá tanta coisa pra fazer, ver e conhecer que mal terá tempo para ler, de verdade. Você não vai colocar em dia a leitura acumulada de um ano em alguns dias de viagem.
Segundo porque você pode perder a oportunidade de adquirir um livro bacana do local de destino. Eu mesma adoro voltar de viagem com algum livro que retrate a cultura local. Nem que seja de culinária.
.
3. Uma roupa pra cada dia e mil opções de looks
Pra muitas pessoas o look é primordial na viagem, não cabe a mim julgar. Mas pode ter certeza de que você vai acabar levando peso sem necessidade. E outra, é completamente normal e possível repetir roupa sem ficar parecendo que saiu da Turma da Mônica.
Você pode combinar 1 só calça e bermuda (ou saia) com, pelo menos, 5 camisetas/blusas diferentes. E até as blusas, se forem de cores mais neutras, pode levar 3 e usar acessórios para diferenciar: lenço, cachecol, touca, boné... Se forem muitos dias de viagem, você pode lavar a roupa na acomodação ou em lavanderias coletivas.
E pode ter mais uma certeza: ninguém vai notar que você repetiu roupa. Desencana, foca na praticidade e em aproveitar a viagem.
Portanto, lembre-se: se amassa, aperta, faz volume, não combina com tudo (ou com você), não leve.
.
4. Sapatos
Novos e/ou desconfortáveis devem ficar em casa. Foque nos que são confortáveis, que aguentam o batidão da viagem, que são companheiros e pau pra toda obra, que adoram bater perna com você sem castigar seus pés. Vá com um tênis, leve um chinelo/sandália, e no máximo, mais um par de tênis, bota ou sapatilha.
.
5. Itens de higiene na embalagem original
Se a viagem for de avião, as embalagens originais com mais de 100 ml nem vão passar do raio-x, você vai se despedir delas contra a sua vontade. Por isso, reduza e transfira o shampoo, condicionador e cremes para frascos menores, de 100 ml. Vai deixar a bagagem bem mais leve e você não corre o risco de ficar sem.
Outra opção é deixar para comprar no destino ou usar os que as acomodações oferecem.
.
6. Eletrônicos
Só leve o que você realmente usa. Máquina fotográfica profissional só se trabalhar com isso ou realmente gostar e usar. Até porque o celular já faz bem esse papel se você não tiver costume de usar câmera. Notebook, só leve se for trabalhar e se for muito essencial, caso contrário desencana.
.
7. Escolha a bagagem ideal
Pode esquecer a ideia de levar mala ou mochila tamanho G ou M. Foca na P (ou na PP) e que estejam de acordo com as dimensões de bagagem de bordo (55x35x25).
Mochila tipo cargueira, opte por uma entre 20 e 50 litros, tomando cuidado para não ultrapassar as dimensões e nem passar do peso (que varia entre 10 kg e 8 kg, dependendo da cia aérea). Quando você escolhe a bagagem certa, já se condiciona a ter que fazer caber tudo o que precisa nela. Não vai sobrar espaço para itens desnecessários.
.
E o mais importante: vai ajudar o meio ambiente. É sério. Quem viaja leve pratica turismo responsável. Carregando menos peso, você colabora para diminuir o peso total do avião e ele gastará menos combustível. Ou seja, vai poluir um pouco menos.
É algo pequeno? É. Mas é aos poucos e cada um fazendo a sua parte que a gente pode melhorar o mundo de diversas formas. São as pequenas ações que fazem grandes transformações. Pense nisso. ;)
.
Mas agora conta aqui, você viaja leve? Ou é do time que leva até o ursinho de pelúcia, vai que precisa, né?
Espero que tenha curtido as dicas, que aproveite e faça muitas viagens leves por aí!
Até breve!
.
Postado em 11 de Jul de 2019.
Compartilhe:
Receba novidades
Te contamos como pode ser incrível uma experiência no inglês sem sair do Brasil.
Hora de conhecer roteiros turísticos interessantes e curiosos!