Intercâmbio ou imersão?
Te contamos como pode ser incrível uma experiência no inglês sem sair do Brasil.
Quebrar o gelo e superar a timidez pode ser difícil, mas não é impossível!
Quando a gente viaja, além de conhecer lugares sensacionais, temos a oportunidade de conhecer muita gente bacana e fazer novos amigos pelo mundo afora. Mas muita gente acaba deixando passar boas oportunidades de fazer contato por conta da timidez. Por isso, eu, uma quase curada ex-tímida, separei algumas dicas que funcionaram pra mim e espero que funcione pra você também.
Antes de qualquer coisa, vamos deixar claro que não há mal algum em ter um perfil mais introvertido ou tímido, afinal, cada pessoa é como é, e tem que ser respeitada e tá tudo certo. Não é uma regra deixar a timidez de lado, mas por experiência própria, digo que a vida sem o domínio da timidez fica mais leve, fácil e divertida. Principalmente durante as viagens! :)
WHAT?!
Se você não achava, agora tem certeza de que sou doida. Mas em minha defesa, vou explicar: fazer amigos, interagir com as pessoas, deixar a timidez de lado não significa de que você tenha que estar 100% do tempo com um monte de gente ou fazendo 1000 atividades.
Não. Você precisa de um tempinho só pra você, pra relaxar, pensar, descansar, curtir a própria companhia, descobrir hobbies que você gosta de verdade (e não que só porque todo mundo faz), buscar informações e ficar bem com você mesmo.
Acredite se quiser, conheço muita gente que vive rodeada de pessoas, mas no fundo é mais sozinha do que qualquer introvertido que eu conheço. E o motivo? A pessoa não se sente bem na própria companhia. Então, relaxe. Curta sua companhia, se precisar ir ao cinema sozinho ou um passeio, vá... tire um tempo pra você e não se cobre tanto!
.
Pode ser um passeio de barco, atividades que você precise interagir com alguém pelo menos em alguns momentos, ou que precise de ajuda e orientação para aprender uma atividade nova: como rafting, canoagem, tirolesa, ski... Ou grupos de visitação a algum ponto turístico, turismo de experiência: degustação de comidas e bebidas, ou cursos rápidos: mergulho, culinária, entre outras opções curtas que você encontra na maioria dos destinos (é só dar uma pesquisadinha, hehe).
Enfim, são todas atividades, que sendo uma pessoa tímida ou não, vai ter que estabelecer algum contato, fazer perguntas, interagir com os outros participantes e quando você notar, naturalmente já estarão conversando sobre todos os assuntos aleatórios possíveis.
.
Aceite um convite, mesmo que seja pra algo bem improvável e que você não faria por conta própria. Ou converse com alguém da sua acomodação, do restaurante ou bar, peça dicas do que fazer, de algum programa que fuja do roteiro turístico.
Com certeza alguém sempre lhe dará uma boa dica ou até te faça um convite – e você deve aceitar. O máximo que pode acontecer é você conhecer algo e pessoas novas, não curtir muito e voltar pra sua acomodação.
O importante é se permitir fazer contatos e conhecer algo novo. Mas sempre com cuidado, ok? Certifique-se de que é lugar confiável, que tem comunicação fácil, que outras pessoas consigam te encontrar se for preciso.
.
Estabelecer pequenos diálogos, mostrar que você está presente, ou se importar com alguém dando um sorriso, um “bom dia” e perguntando se está tudo bem pode mudar o seu dia e o da outra pessoa.
Solte um pouco seu lado simpático, com autenticidade, hein? Nada de falsidade. ;)
.
Não julgue ninguém antes de conhecer pelo menos um pouquinho. Conheça, entenda a realidade da pessoa, saiba mais sobre a cultura dela e com certeza você aprenderá algo novo, e até se surpreenderá com a pessoa.
.
Sabe quando você tá esperando o ônibus, o passeio, o guia, ou o que – ou quem – for e tem mais gente com você?
Aproveite e pergunte de onde a pessoa é, se vai pro mesmo lugar que você, se você puder, ofereça carona ou ajuda pra chegarem juntos no local.
.
Você não precisa ser diferente do que é e nem agir contra seus valores, basta abrir a mente para conhecer pessoas diferentes.
Saiba que elas também vão gostar de conhecer alguém diferente, vão curtir dar dicas, bater papo à toa, conhecer mais sobre sua cidade, seus costumes ou te ajudar em alguma coisa e é nestes pequenos contatos que podem nascer grandes amizades.
.
São dicas de atitudes simples, mas efetivas e que aos poucos ficam cada vez mais naturais e quando você já terá feito muitos amigos na sua viagem. Mesmo que vocês não tenham nada em comum.
Aliás, essa é a graça.
Mas agora me conta, você já deixou de fazer amigos ou de conversar com alguém nas viagens por conta da timidez? Já colocou essas ou outras dicas em prática?
Conta pra gente! Pode ajudar mais pessoas. :)
E claro, aproveite as dicas pra fazer mais amigos e muitas outras viagens leves por aí!
Postado em 09 de Aug de 2019.
Compartilhe:
Receba novidades
Te contamos como pode ser incrível uma experiência no inglês sem sair do Brasil.
Hora de conhecer roteiros turísticos interessantes e curiosos!