Dicas para superar o medo de avião

Tem medo de viajar de avião? Esse post é pra você! Conhece alguém que tem medo? Manda o link ou marca essa pessoa agora mesmo! ;)

Uma coisa é certa, até para quem viaja bastante e está acostumado com as alturas é normal sentir medo de viajar de avião. A maior parte da população tem medo de voar, e cada pessoa tem um motivo diferente para sentir medo.

Mas em algum momento da vida é preciso superar o medo, seja por necessidade ou para aproveitar uma boa viagem de férias.

A boa notícia para isso é que existem algumas formas que ajudam a superar este medo, ou pelo menos conviver com ele sem que ele paralise as ações. Confira as dicas e veja que a prática pode ser ainda mais simples... ;)

1. Conhecimento é fundamental...

Primeiro de tudo tenha conhecimento do seu medo. Entenda ele, como se manifesta, o motivo de aparecer – é o barulho? decolagem e pouso? pânico? claustrofobia? ou falta de confiança na tecnologia?

Caso o problema indica pânico, com manifestações e sintomas mais severos, o ideal é procurar ajuda médica e terapêutica.

Se o medo é um pouco mais ameno, vale tentar resolver as causas. Por exemplo, se é o barulho que ativa o medo, use protetores auriculares ou coloque um fone de ouvido com uma música relaxante.

Medo da decolagem e da aterrissagem? Converse com os comissários, tire as dúvidas sobre como estes momentos funcionam e veja que, apesar de ser um momento de tensão, o risco de um acidente é muito menor do que de um acidente de carro na estrada.

.

2. Prepare-se bem para o voo!

Nada de deixar tudo pra última hora.

Deixe tudo preparado, mala, documentos, faça o check-in no tempo indicado, vá ao banheiro, beba bastante água, alimente-se bem - mas nada de alimentos pesados um dia antes e no dia da viagem -, e prepare algo que te relaxe para usar e/ou fazer durante o voo, por exemplo: um livro tranquilo, uma playlist de músicas que te tranquilizem, palavras-cruzadas, ou assista um filme bem tranquilo (pode ser baixado no seu celular ou tablete ou da lista de filmes disponibilizadas durante o voo), etc.

.

3.Janelinha? Será que é uma boa?

Se o seu medo for relacionado com altura, evite as janelas. Para garantir um voo mais tranquilo, sente-se no corredor ou deixe as janelas fechadas até que você sinta segurança para abrir sem que seja um gatilho para seu medo.

.

4.Vai um drink? Melhor não...

Algumas cias áreas oferecem drinks durante os voos, mas para quem tem medo de voar, o ideal é evitar pois a pressão do ar dentro do avião potencializa os efeitos do álcool, fazendo com que a pessoa fique bêbada mais rapidamente potencializando os sintomas do medo (tontura, enjoo e fadiga).

.

5.Foco no conforto!

A sensação de sufoco durante uma crise de medo é um sintoma comum e dependendo da roupa que você usar pode gerar um gatilho pra esse desconforto.

Por isso, nada de roupas muito apertadas, metais e penduricalhos que possam apertar, incomodar, esquentar demais ou ativar essa sensação de sufoco. Use roupas e sapatos confortáveis para se sentir mais à vontade durante a viagem.

.

6.Respiração é tudo...

Faça exercícios de respiração, puxe o ar fundo pelo nariz e solte devagar pela boca. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e a superar o medo de avião.

.

São dicas simples, mas efetivas e que todo mundo pode fazer. Até quem não tem medo de viajar de avião, pois são práticas que também ajudam a relaxar e descansar durante o voo.

Com medo ou sem, viaje muito por aí! <3


Postado em 05 de Dec de 2019.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Visitando os EUA: 5 Lugares curiosos pra conhecer

Hora de conhecer roteiros turísticos interessantes e curiosos!

Ler mais

Visitando os EUA: Cidades fantasmas

Se você está cansado(a) da agitação da cidade grande ou tem uma curiosidade por lugares abandonados, certamente irá gostar de conhecer essas cidades.

Ler mais