ENCONTRE O SEU MÉTODO - APRENDENDO A APRENDER

Durante o processo de aprender um novo idioma, ressignificamos todas as palavras que conhecemos e as reorganizamos em estruturas linguísticas particulares totalmente novas para nós. O que pode ser bem complicado se não possuirmos um método definido para atacar e desenvolver essas dificuldades.

Hoje falaremos sobre uma das bases de qualquer aprendizado de idiomas, o método.

Método nada mais é do que a estratégia que utilizamos para aprender o idioma em questão, descobrir qual é o melhor método para você é o primeiro passo para alcançar a coisa mais importante no que se refere ao aprendizado de novas línguas, o aprender a aprender. Parece bobo mas é isso mesmo, no momento em que você descobre qual a melhor maneira para VOCÊ estudar, todo o processo vai se tornando mais simples, objetivo e o melhor... replicável.

Você já se deparou com uma pessoa que fala vários idiomas e ficou se perguntando 'como será possível'?

Existe uma falsa crença de que poliglotas (pessoas que falam 4 ou mais línguas) são super gênios, que possuem uma capacidade intelectual sobre humana para aprender idiomas e de que isso seria um ideal inatingível.

Mas, nós sabemos que na realidade sua amiga Jéssica, que fala Português, Inglês, Espanhol e ainda tira onda em Alemão não é tão especial assim, ela simplesmente conhece os métodos que funcionam para ela e aplica isso repetidamente em vários idiomas.

Para algumas pessoas, esse método pode ser uma tradicional escola de idiomas com um plano de desenvolvimento dividido por módulos, já para outros pode ser assistir a todos os episódios de F.R.I.E.N.D.S no idiomas desejado.

Tudo vale, o importante é que você encontre o que funciona para você.

Depois que você descobrir que na verdade você ama cozinhar, e que existe uma infinidade de aulas de gastronomia gratuitas no Youtube no idioma que você desejar, ou que você pode ouvir a podcasts sobre assuntos que te interessam e assim ter um contato muito mais real com as nuances da língua e da cultura, todo o processo de aprendizado vai se tornando muito mais leve e efetivo. Tenho certeza que Jéssica, sua amiga poliglota, também tem várias dicas sobre os métodos dela para te ajudar nessa jornada.

Dicas de métodos para aprender um idioma:

  • Aprender com Séries e Desenhos Animados

É incrível o poder que existe em um desenho animado, você com certeza lembra das lágrimas que teve quando morreu Mufasa (SPOILER ALERT) ou quando o Woody acredita que nunca mais vai ver o Andy. (eu particularmente nunca superei esses momentos). Por isso mesmo, esses desenhos se tornam uma ferramenta tão poderosa no aprendizado de uma nova língua, você já conhece o enredo, está confortável com a história e os personagens e isso facilita muito o entendimento do contexto da linguagem. Sem falar que você com certeza dará boas risadas ao ver os sete anões hablando espanhol.

  • Músicas ou podcasts

Podcasts são muito importantes no desenvolvimento das suas habilidades de compreensão do que é escutado e existem podcasts sobre os mais diversos tópicos, especialmente se o seu idioma desejado é o inglês, você pode aprender sobre finanças, marketing, artesanato, filmes, qualquer coisa, sério, qualquer coisa mesmo.

Música também pode ajudar muito, tanto com as habilidades auditivas quanto na pronúncia, e o melhor, você pode aprender todo um novo repertório para cantar na hora do banho. Inclua o idioma na sua rotina e veja seu desenvolvimento disparar.

  • Pesquise Receitas em novos idiomas

Existe algo melhor do que comer? Para a gente não, e é por isso que as receitas podem te ajudar muito, no aprendizado! Você sai ganhando de todas as formas com esse método! Enquanto vai desenvolvendo as habilidades gastronômicas seu cérebro vai se acostumando a ouvir o novo idioma e a recompensa de comer um spaghetti tradicional vai fazer com que o processo todo seja literalmente uma delícia!

  • Livros

Eventualmente você vai precisar enfrentar ela, a gramática e isso também pode ser muito divertido, por exemplo, já pensou em ler Harry Potter novamente? Seu livro favorito é um forte aliado para atravessar essa barreira e ajudar a construir seu vocabulário no novo idioma.

  • Conversação

Por fim é claro, o mais importante. Todas essas atividades podem ser muito produtivas e te ajudar bastante no desenvolvimento da língua nova, porém nada se compara a se expor à uma conversa desafiadora. Você aprende muito mais do que palavras novas, você supera a barreira do idioma, o domina e o utiliza para conhecer pessoas incrívei. Dividir uma piada com uma pessoa de outro lado do mundo talvez seja a arma mais poderosa de estímulo de aprendizado. Mesmo que pareça desafiador, se exponha ao idioma, você com certeza ganhará muito com todo o processo.

O método é a chave para desbloquear um novo idioma, e ele pode ser a parte mais divertida do processo, encontre o que funcione para você e vire um poliglota dando boas risadas. Nós aqui do Fools temos certeza que é assim que chegamos nos melhores resultados. Aprender é a coisa mais divertida de todas, você só precisa descobrir o método adequado para você.

.

Procurando uma metodologia que você possa praticar o idioma a qualqeur hora e com estrangeiros de vários lugares do mundo?

THE FOOLS ONLINE COMMUNITY

Ela é uma ferramenta de aprendizdo Online & uma network de pessoas que querem aprender Inglês.

Lá você encontra pessoas de vários lugares do mundo para poder interagir em forma de áudio, vídeo, texto e imagens. Além disso workshops são lançados toda a semana e você recebe diariamente conteúdos relativos ao tema:

.

Postado em 12 de Feb de 2020.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Qual a diferença entre Simple Past e Present Perfect

Aprenda de uma vez por todas quando usar um ou o outro!

Ler mais