Imersão em inglês no The Fools: 15 dicas de como aproveitar ao máximo

Para quem nunca fez uma imersão, pode até soar assustador ter que sair da rotina e se aventurar em novas experiências, não é? Imersão em inglês é um método de aprendizado que envolve cercar-se com o idioma em um ambiente que permite praticá-lo constantemente. A ideia é que, ao se imergir em uma cultura ou ambiente onde a língua é falada, a pessoa tenha uma experiência mais intensa e natural de aprendizado, que pode ser mais eficaz do que aulas tradicionais em sala de aula.

O objetivo da imersão em inglês é proporcionar um ambiente em que o idioma se torne natural e integrado à rotina diária, tornando-se mais fácil e fluido de usar. Ela é muito importante para complementar outras maneiras de estudo e prática do idioma.

Uma imersão pode ser uma excelente oportunidade para aprimorar suas habilidades na língua. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo uma imersão de inglês:

1) Mantenha a mente aberta

Esteja aberto a novas experiências e culturas, local diferente, alimentação diferente. Lembre-se de que você está se imergindo em um ambiente diferente do seu, e que é uma oportunidade para aprender sobre novas pessoas, lugares e maneiras de ver o mundo.

2) Dedicação 50/50

Nada acontece em um passe de mágica, certo? Nós nos dedicamos ao máximo para te ajudar nas imersões. Para que a imersão seja 100% aproveitada, nós damos nossos 50%, mas você também precisa se dedicar ao máximo e dar os outros 50%.

3) Proatividade

Não tenha vergonha de questionar. Interaja, tente deixar a timidez de lado e sempre demonstre interesse pelas coisas novas que você está vendo e aprendendo.

4) Interação com todos

Foi com algum amigo, grupo ou parceiro? Tente interagir com diferentes colegas, saia da ‘panelinha’ de grupos, procure conhecer todo mundo, fale sobre assuntos diferentes.

5) Inicie conversas

Tá sem assunto? Pergunte alguma coisa! Quando não souber o que falar, faça perguntas, estude previamente sobre como perguntar as coisas para seus colegas. Pode ser o básico mesmo: What, Where, Why, How.

6) Pratique o tempo todo

Tente praticar inglês o máximo possível, mesmo quando você não estiver em atividades. Por isso a interação com os colegas é muito importante. Quanto mais você praticar, mais natural se tornará a língua para você.

7) Entenda que haverá diferenças culturais

Quando você se imerge em um novo ambiente, é importante estar ciente das diferenças culturais. Vai ser uma experiência muito rica conhecer pessoas diferentes. Demonstre interesse em saber sobre elas.

8) Participe de atividades em grupo

Procure oportunidades de participar de atividades em grupo, como jogos, debates e apresentações. Isso ajudará você a praticar a língua em um ambiente mais descontraído.

9) Fale o máximo possível

Não tenha medo de errar e se esforce para se comunicar em inglês o máximo possível. Isso ajudará você a ganhar confiança e melhorar sua fluência.

10) Ouça atentamente

Preste atenção em como os instrutores falam e as expressões usadas.

11) Não tenha medo de mergulhar de cabeça

Envolva-se no local, experimente a comida (pode ser que seja bem diferente do que está acostumado a comer diariamente), participe das atividades. Isso ajudará você a entender melhor a língua e a se sentir mais confortável com ela.

12) Acredite no inglês que você já sabe

Muita gente que quer iniciar uma imersão acha que não sabe muito, ou não se vê confiante falando. A virada de chave para uma imersão está aí: acreditar no seu potencial e no seu inglês.

13) Mantenha uma atitude positiva

É muito importante acreditar que VAI DAR CERTO. Okay?

14) Se mantenha no inglês

Não quebre o pacto! Procure falar em inglês 100% do tempo. Se não souber uma palavra ou frase, aqui te damos dicas de como conseguir se comunicar. Os instrutores estão lá para te ajudar.

15) Leve um caderno para tomar notas

Anote o nome, o instrutor, e as lições (vocabulário, expressões, dicas) aprendidas em cada workshop.


Depois dessas dicas de ouro vai ficar muito mais fácil entrar de cabeça nessa nova experiência. Se você tiver alguma dúvida, pode falar com a gente!

Postado em 03 de Mar de 2023.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

20 termos sobre INGLÊS para NEGÓCIOS

Conheça alguns termos para ficar por dentro do mundo dos negócios!

Ler mais

4 livros de inglês para negócios

Entenda como eles podem te ajudar na sua carreira profissional.

Ler mais