Mindfulness ajuda no aprendizado de línguas

O termo soa como um palavrão, ainda mais se fosse uma palavra alemã, mas seu significado é bastante simples: atenção plena. Quantas vezes você já se pegou “viajando” em uma aula, conversa ou palestra? Muitas, eu tenho certeza.

Isso acontece porque o nosso cérebro não para. Ele nos leva a pensamentos que vão desde, “o que eu vou almoçar hoje?” até “putz, esqueci de pagar o cartão de crédito”, e isso pode potencializar problemas mais sérios como ansiedade, por exemplo.

No lado educacional, isso prejudica o rendimento no aprendizado de uma língua. Existem alguns exercícios de mindfulness que podem ser feitos para limpar a cabeça e melhorar a sua performance em um novo idioma. Bora concentrar! O mindfulness é basicamente isto, praticar a atenção e exercitar a concentração.

É buscar conectar ação e pensamento. Focar no que está acontecendo agora e evitar fazer várias coisas ao mesmo tempo, já é um excelente start para os principiantes da técnica.

Apesar de não ser algo natural, podemos cultivar nossa atenção por meio de atividades que são oriundas da meditação budista. Essa meditação pode ser feita de diversas formas: em pé, caminhando, sentado, deitado, etc. Uma das maneiras é observar a sua respiração. Fazendo isso algumas vezes ao longo do dia, você conseguirá conectar corpo e mente.

Outro método de relaxamento é perceber o mundo ao seu redor. Na correria de todos os dias esquecemos de observar as coisas ao nosso entorno e fazendo pausas ao longo do dia você consegue refletir e planejar seus próximos passos.

Tá, mas e como isso aí pode influenciar no estudo de uma nova língua? Seu foco e concentração estão diretamente lincados com a sua qualidade de aprendizado.

Essa metodologia, com o passar do tempo, vai reduzindo seu nível de estresse, melhorando a sua memória, aprimorando a qualidade do seu sono, ajudando no controle das suas emoções e aumentando sua atenção. Tudo isso combinado gera uma pressão menor na aquisição de um outro idioma o que faz com que este trajeto seja realizado com maior tranquilidade e eficiência.

O The Fools se identifica com alternativas naturais de melhora da capacidade da mente e apoia exercícios que podem trazer resultados mais assertivos para os participantes das imersões.


Outras postagens: BLOG

Postado em 11 de Jun de 2018.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

What's your purpose in life? / Qual é o seu propósito de vida?

Ikigai é uma ferramenta japonesa para descoberta do seu PROPÓSITO DE VIDA. Esse texto faz parte do início desse exercício. We hope you all find what truly moves you with a little help of this article :) Enjoy!!!

Ler mais

Como surgiu o Pink October?

Aqui no The Fools um dos nossos pilares é o "Cuidado com Todos". Por isso, viemos falar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Ler mais