O Alfabeto IPA: Por que você deveria aprender

Toda aprendiz de línguas deveria aprender a ler o International Phonetic Alphabet (IPA). É uma ferramenta poderosa quando se está aprendendo uma língua.

No começo pode ser um pouco confuso, mas não é difícil! Então, vou mostrar a você um pouco sobre esse “magic alphabet” e porque ele é útil!

Vamos começar com a pergunta mais óbvia:

O que é o International Phonetic Alphabet?

O IPA é um conjunto de símbolos que representam todos os sons de uma língua, que nos permite ler qualquer palavra em qualquer idioma natural. Os linguistas formularam com objetivo bem claro: cada símbolo tem apenas uma única pronúncia. Ele nos ajuda a entender e analisar a pronúncia dos idiomas do mundo.

Pense nas palavras “read”, “live” e “tear”. Como pronunciamos? Sem contexto, fica difícil, né? Bem, a ortografia em inglês é um péssimo guia para a pronúncia!

Se pensarmos na palavra “sede” em português, ela possui duas diferentes pronuncias com diferentes significados, como a palavra “bucht” em alemão. Em francês, “cent”, “sang”, “sens”, “sent” “s’en” e “sans” todos soam iguais. Confuso ainda? O IPA está aqui pra nos ajudar!

Razões para aprender o IPA:

Você poderá ler em qualquer língua se souber ler o IPA! Sempre que surgir uma dúvida de como pronunciar, você saberá exatamente como articular o som, e além disso, você entenderá como nossos órgãos que produzem a fala trabalham e melhorará sua pronúncia! Esta foi só uma introdução ao IPA, na próxima a gente se aprofunda mais!

See y’alll!



Fontes:

https://www.fluentin3months.com/ipa-alphabet/

http://www.nativlang.com/linguistics/ipa-pronunciation-lessons.php

https://www.cambridge.org/core/services/aop-cambridge-core/content/view/67A682EBE19E6FAA9B264A4284F79F77/S0025100300000177a.pdf/part_1_introduction_to_the_ipa.pdf

http://www.englishteachermelanie.com/an-introduction-to-the-ipa/

Postado em 05 de Nov de 2019.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Qual a diferença entre Simple Past e Present Perfect

Aprenda de uma vez por todas quando usar um ou o outro!

Ler mais