O significado da palavra noite em 6 idiomas

Em muitos idiomas, a palavra noite é formada pela letra N + o número 8 na respectiva língua. A letra N é o símbolo matemático do infinito e o 8 deitado também simboliza infinito, ou seja, a palavra noite, poderia significar a união do infinito, mas na verdade não é bem assim.

Etimologicamente, as palavras “noite” e “oito” não possuem ligação nenhuma. Noite vem do latim nox, mais precisamente do étimo latino nocte (nox no acusativo), enquanto Oito vem do latim octo.

PORTUGUÊS: noite = n + oito

ESPANHOL: noche = n + ocho

FRANCÊS: nuit = n + huit

INGLÊS: night = n + eight

ITALIANO: notte = n + otto

ALEMÃO: nacht = n + acht

O grupo consonantal -ct- evolui de modo quase diferente em cada uma das línguas românicas. Português ct>it, espanhol ct>ch, italiano ct>tt, francês ct>it, daí noite, noche, notte, nuit.

Oito vem da palavra latina octo. Aqui também podemos encontrar o grupo consonantal ct e a regra é a mesma. Oito, ocho, otto, huit. Quanto às línguas germânicas os étimos são os mesmos que do latim. As duas palavras tanto do latim como do germânico vêm do protoindoeuropeu oktu e nek(w)t.

As duas palavras são muito parecidas só que a evolução fonética transformou-as nas palavras que usamos hoje. Sendo muito próximas no passado continuam a sê-lo hoje em dia. Em Português, acabaram resultando em palavras parecidas, com duas sílabas, com o mesmo ditongo na primeira sílaba, com a mesma consoante no início da segunda – mas não são parentes.



Postado em 04 de Oct de 2019.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Aprendendo 'Mandarim' vs. Aprendendo 'Chinês'

Descubra as diferenças entre esses dois termos.

Ler mais

Palavras em inglês com origem do português

Nessa lista há palavras que popularmente são conhecidas como tendo origem do português, mas tem seus poréns.

Ler mais