Os 10 idiomas mais antigos ainda falados no mundo

A evolução da linguagem é como a evolução biológica - acontece minuciosamente, geração por geração, portanto não há um ponto de ruptura distinto entre um idioma e o próximo idioma que se desenvolve a partir dele. Portanto, é impossível dizer que um idioma é realmente mais antigo que qualquer outro; eles são todos tão antigos quanto a própria humanidade. Dito isto, cada uma das línguas abaixo tem um pouco de algo especial - algo antigo - para diferenciá-lo das massas.

Hebraico

O hebraico é um caso engraçado, uma vez que essencialmente caiu em desuso com a chegada do Aramaico, e depois permaneceu preservado como língua litúrgica para judeus em todo o mundo. No entanto, juntamente com a ascensão do sionismo nos séculos 19 e 20, o hebraico passou por um processo de reavivamento para se tornar a língua oficial de Israel. Enquanto a versão moderna difere da versão bíblica, os falantes nativos de hebraico podem compreender completamente o que está escrito no Antigo Testamento e seus textos relacionados. Como os primeiros falantes do hebraico moderno costumavam ter o ídiche como língua nativa, o hebraico moderno foi de várias maneiras influenciado por essa outra língua judaica.

Basco

A língua basca é o mistério lingüístico final. É falado de forma nativa por algumas das pessoas bascas que vivem na Espanha e na França , mas não tem nenhuma relação com nenhuma língua romana (que são o francês e o espanhol) ou com qualquer outra língua do mundo. Os lingüistas postularam ao longo das décadas sobre o que isso poderia estar relacionado, mas nenhuma das teorias conseguiu chegar a uma conclusão certa. A única coisa que fica clara é que ela existia nessa área antes da chegada das línguas românicas - ou seja, antes dos romanos chegarem lá com o latim que acabaria se desenvolvendo em francês e espanhol.

Tâmil

O tâmil , uma língua falada por cerca de 78 milhões de pessoas e reconhecida como uma língua oficial no Sri Lanka e Cingapura , é a única língua clássica que sobreviveu até o mundo moderno. Fazendo parte da família de línguas dravídicas, que inclui várias línguas nativas principalmente do sul e leste da Índia , é também a língua oficial do estado de Tamil Nadu. Pesquisadores encontraram inscrições em tâmil que datam do século III aC, e estão em uso contínuo desde então. Ao contrário do sânscrito, outra língua indiana antiga que caiu em uso comum por volta de 600 aC e se tornou principalmente uma língua litúrgica, o tâmil continuou a se desenvolver e agora é a 20ª língua mais falada no mundo.

Lituano

A família de idiomas à qual a maioria das línguas europeias pertence é indo-européia, mas elas começaram a se separar, provavelmente por volta de 3500 aC. Eles se desenvolveram em dezenas de outros idiomas, como alemão, italiano e inglês, perdendo gradualmente os recursos que todos compartilhavam. Uma língua, no entanto, no ramo báltico da família indo-europeia, manteve mais a característica do que os linguistas chamam de proto-indo-europeu (PIE). Por alguma razão, o lituano manteve da PIE mais sons e regras gramaticais do que qualquer um de seus primos lingüísticos e, portanto, pode ser chamado de uma das línguas mais antigas do mundo.

Persa

Caso você não tenha ouvido falar do farsi, é um idioma falado nos dias atuais do Irã, Afeganistão e Tajiquistão, entre outros lugares. Você provavelmente já ouviu falar de persa , e é na verdade o mesmo idioma, com um nome diferente. Farsi é o descendente direto do persa antigo, que era a língua do Império Persa. Uma das coisas que o diferencia de muitas línguas modernas é que mudou relativamente pouco desde então. Os falantes de persa hoje em dia podiam pegar um pedaço de texto de 900 dC e lê-lo com consideravelmente menos dificuldade do que um falante de inglês poderia ler, digamos, Shakespeare.

Islandês

O islandês é outra língua indo-européia, desta vez do ramo germânico do norte (apenas para comparação, o inglês também é um idioma germânico, mas do ramo germânico ocidental). Muitas línguas germânicas se aperfeiçoaram e perderam alguns dos recursos de outras línguas indo-européias (você provavelmente nunca ouviu falar de um caso, por exemplo, a menos que tenha estudado latim ou uma língua eslava), mas o islandês desenvolveu muito de forma mais conservadora e manteve muitos desses recursos. A governança dinamarquesa do país do século 14 ao 20 também teve muito pouco efeito sobre a língua islandesa , por isso ficou praticamente inalterada desde que os colonos nórdicos o trouxeram para lá quando chegaram ao país, e os falantes de islandês podem ler facilmente as sagas escritas seculos atrás.

Macedônio

A família de línguas eslavas, que inclui russo, polonês, tcheco e croata, entre outras, é relativamente jovem no que diz respeito às línguas. Eles só começaram a se separar de seu ancestral comum, eslavo comum (ou proto-eslavo), quando Cirilo e Metódio padronizaram a linguagem, criando o que hoje é chamado eslavo da igreja antiga e criaram um alfabeto para ela. Eles então levaram a língua para o norte com eles no século IX, quando foram converter os eslavos ao cristianismo. Eles vieram de algum lugar ao norte da Grécia, provavelmente no que hoje é conhecido como Macedônia (ou República da Macedônia ou ARJM após disputas de nomes na Macedônia ), e Macedônio (junto com seu parente búlgaro) é o idioma. isso está mais intimamente relacionado à antiga igreja eslava hoje.

Finlandês

O finlandês pode não ter sido escrito até o século XVI, mas, como em qualquer idioma, tem uma história que remonta muito antes disso. É um membro da família de idiomas fino-úgricos , que também inclui estoniano, húngaro e vários idiomas menores falados por grupos minoritários da Sibéria. Apesar disso, o finlandês inclui muitas palavras de empréstimo, que foram adotadas no finlandês por outras famílias de idiomas ao longo dos séculos. Em muitos casos, o finlandês manteve essas palavras de empréstimo mais próximas de sua forma original do que do idioma de origem. A palavra para mãe, aiti , por exemplo, vem de gótico - que, é claro, não é mais falado. A palavra para rei, kuningas , vem da antiga palavra germânica *kuningaz - que não existe mais em nenhum idioma germânico.

Georgiano

A região do Cáucaso é um verdadeiro viveiro para linguistas que buscam idiomas difíceis do mundo . Os principais idiomas dos três países do sul do Cáucaso, Armênia, Azerbaijão e Geórgia, vêm de três famílias de idiomas inteiramente diferentes - respectivamente indo-européias, turcas e kartvelianas. O georgiano é a maior língua kartveliana e é a única língua caucasiana com uma tradição literária antiga. Seu alfabeto bonito e único também é bastante antigo - acredita-se que ele tenha sido adaptado do aramaico desde o século III dC. Embora não seja uma ilha de idiomas no mesmo sentido que o basco, existem apenas quatro idiomas kartvelianos, todos falados por minorias na Geórgia, e não estão relacionados a nenhum outro idioma do mundo.

Gaélico Irlandês

Embora o gaélico irlandês seja falado apenas como língua nativa por uma pequena maioria dos irlandeses hoje em dia, ele tem uma longa história por trás. É membro do ramo celta das línguas indo-européias e existia nas ilhas que hoje são Grã-Bretanha e Irlanda muito antes da chegada das influências germânicas. O gaélico irlandês foi o idioma de origem do gaélico escocês e do manx (que costumava ser falado na ilha de Man), mas o fato que realmente o coloca nessa lista é que ele tem a literatura vernacular mais antiga de qualquer idioma da Europa ocidental. Enquanto o resto da Europa falava suas próprias línguas e escrevia em latim, os irlandeses decidiram que queriam escrever em sua própria língua.

Tenha uma ótima leitura, e se você conhece mais algum idioma que poderia entrar nessa lista, escreva nos comentários!



Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sionismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Línguas_fino-úgricas

https://theculturetrip.com/asia/india/articles/the-10-oldest-languages-still-spoken-in-the-world-today/

Postado em 27 de Sep de 2019.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Aprendendo 'Mandarim' vs. Aprendendo 'Chinês'

Descubra as diferenças entre esses dois termos.

Ler mais

Palavras em inglês com origem do português

Nessa lista há palavras que popularmente são conhecidas como tendo origem do português, mas tem seus poréns.

Ler mais