Palavras sobre a segurança na Web em inglês

É difícil passarmos um dia na frente do computador, navegando pela web, sem nos depararmos com palavras em inglês relativas a vírus, antivírus, hackers, etc! Por causa disso, temos aqui um pequeno e importante vocabulário para você conhecer melhor esses termos:

Adware

Aqui vale saber que o sufixo …ware é quando você tem um substantivo feito de ou relativo a algum material ou natureza. Em informática, ele também vem de software, ou programa.

No caso de Adware, seria, numa tradução livre, algo relativo a anúncios, um programa de anúncios (ads) pois trata-se de softwares que entram no nosso computador escondidos em anúncios mal-intencionados. No que eles infectam o seu computador, pimba, lá eles ficam.

O Adware vai desde viruzinhos bem chatos, como banners com propagandas intermináveis nada problemáticos até os mais complicados e que podem acabar com o seu HD.

.

Blackhat

O “chapéu-preto” é como é chamado o hacker mau! Ou seja, aquele que só usa seu expertise de TI pra crimes.

.

IP Address

Endereço de IP, que vem de TCP/IP, ou Transmission Control Protocol/Internet Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo de Internet).

.

Malware

Lembram do …ware? Nesse caso o “mal” vem de malicious, ou malicioso. É uma espécie de adware, mas que não necessariamente vem de anúncios falsos.

.

Phishing

Não há uma tradução, mas pode ser que seja uma brincadeira com fishing, ou “pescar”, mas aqui você é o peixe.

Trata-se daqueles programas, ou páginas falsas na internet onde você precisa logar ou passar algumas informações como se fosse um formulário confiável, mas na verdade você está mandando todas as suas informações sigilosas pra quem não deve. E aí, meu amigo, tá feito o estrago.

.

Trojan

Lembra do Cavalo de Tróia? Pois é! É daí que vem o Trojan Horse, ou apenas Trojan. São programas que parecem inofensivos mas que trazem dentro deles programas que infectam seu computador e, bem, o resto você sabe.

.

Worm

Worm, ou verme, minhoca, são programas maliciosos que fica furungando na web em busca de novas vítimas. Por isso esse nome.

.

That’s it for now! Se você conhece mais informática que eu, manda mande mais palavras dessas nos comentários pra gente continuar aprendendo!

See you next time!


Postado em 22 de Nov de 2019.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

20 termos sobre INGLÊS para NEGÓCIOS

Conheça alguns termos para ficar por dentro do mundo dos negócios!

Ler mais

4 livros de inglês para negócios

Entenda como eles podem te ajudar na sua carreira profissional.

Ler mais