Qual a diferença entre Simple Past e Present Perfect

Uma das maiores dificuldades dos estudantes de Inglês brasileiros (até mesmo os de nível considerado avançado) é o tal Present Perfect. Afinal, se eu já tenho o Past Simple para falar de algo que aconteceu no passado, por qual motivo eu tenho que usar o Present Perfect.

OMG English is so difficult. Calma aí! Não é não :) E a gente vai te ajudar a desvendar o mistério do Present Perfect.

Vamos começar com dois exemplos:

I saw the movie. I have seen the movie.

A frase número um usa o Past Simple. A de número dois usa o Present Perfect.

“I saw the movie” e “I have seen the movie” referem-se a uma ação que foi concluída no passado. Na tradução pro português as duas querem dizer “Eu vi o filme”. Mas há uma diferença importante: “I saw the movie” sugere que você viu o filme em um momento específico no passado. “I have seen the movie” sugere que você viu o filme em um momento desconhecido no passado.

Portanto, você deve usar o Past Simple para falar sobre uma ação concluída que aconteceu em um momento específico. Por exemplo, “I went out with my friends last night”. O advérbio “last night” não é obrigatório, mas ajuda a esclarecer que o evento aconteceu em um horário específico.

Agora vamos falar sobre o Present Perfect. Você forma uma frase no Present Perfect usando “have” ou “has” seguido pela forma de particípio passado do verbo. Por exemplo, “I have graduated from college”. O Present Perfect confunde os alunos de inglês porque se refere a uma ação passada. Também é chamado de “Present Perfect” porque os palestrantes o usam para enfatizar a importância de um evento passado no presente. A frase “I have graduated from college” enfatiza o efeito presente de um evento passado - a formatura. A hora exata da formatura não é importante.

Até agora, está fazendo sentido?

Existem mais quatro situações comuns que podemos usar o Present Perfect. Vamos ver quais são?

  1. Pode expressar uma ação repetida. Por exemplo, “I have seen this movie four times”.
  2. É comum usar o Present Perfect com as palavras "for" e "since". Eles são advérbios que falam sobre a duração de uma atividade e respondem a pergunta “how long?”. Por exemplo, “I have studied English for a long time”.
  3. O advérbio negativo “never” requer o Present Perfect. Você pode dizer: “I have never been to France”. Você não diria: “I did never go to France”.
  4. Finalmente, ao fazer uma pergunta no Present Perfect, use "ever", como em "Have you ever loved someone?".

E aí, ficou mais fácil de entender a diferença entre esses dois tempos verbais?

Quer aprender mais em Inglês? Baixa o nosso e-book gratuito sobre Phrasal Verbs e aprenda diversas expressões no idioma.

http://materiais.thefools.com.br/phrasal-verbs

Postado em 18 de Dec de 2020.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Veja 15 momentos em que o Google Tradutor te ensinou errado

Veja as vezes em que essa incrível ferramenta pode ter te deixado na mão.

Ler mais