7 filmes incríveis sobre Educadores
Para para aprimorar seu inglês e se inspirar com histórias poderosas de grandes educadores no cinema.
Hoje iniciaremos uma série falando sobre os 6 idiomas abordados em nossas imersões, mais especificamente sobre os países que os utilizam como língua oficial.
Segundo a ONU, hoje o mundo possui 193 países, aprendendo poucos idiomas você já consegue se comunicar com grande parte dos habitantes da Terra, o que com certeza vai facilitar muito suas viagens.
Para começar falaremos do idioma que é mais falado aqui no The Fools e o segundo mais utilizado no mundo Ocidental, o Inglês.
Inglês é uma língua germânica ocidental que surgiu nos reinos anglo-saxônicos da Inglaterra e se espalhou para o que viria a tornar-se o sudeste da Escócia, sob a influência do reino anglo medieval da Nortúmbria.
Após séculos de extensa influência da Grã-Bretanha e do Reino Unido desde o século XVIII, através do Império Britânico, e dos Estados Unidos desde meados do século XX,o Inglês tem sido amplamente disperso em todo o planeta, tornando-se a principal língua do discurso internacional e uma língua franca em muitas regiões.
Leia Também:A árvore Genealógica de cada da linguagem
O idioma é amplamente aprendido como uma segunda língua e usado como língua oficial da União Europeia, das Nações Unidas e de muitos países da Commonwealth, bem como de muitas outras organizações mundiais. É o terceiro idioma mais falado em todo o mundo como primeira língua, depois do Mandarim e do Espanhol.
Historicamente, o inglês originou-se da fusão de línguas e dialetos, agora coletivamente denominados inglês antigo, que foram trazidos para a costa leste da Grã-Bretanha por povos germânicos (anglo-saxões) no século V, sendo a palavra english derivada do nome dos anglos e, finalmente, de sua região ancestral de Angeln.
Devido à assimilação das palavras de muitos outros idiomas ao longo da história, o inglês contém um vocabulário muito grande. O inglês moderno não só assimilou palavras de outras línguas europeias, mas também de todo o mundo, incluindo palavras do hindi e de origens africanas. O Oxford English Dictionary lista mais de 250.000 palavras distintas no idioma, não incluindo muitos termos técnicos, científicos ou gírias.
Mas nós do The Fools já falamos sobre isso em: LINK- Quantas palavras eu preciso para falar Inglês
Cerca de 375 milhões de pessoas falam inglês como sua primeira língua. O inglês hoje é provavelmente a terceira maior língua em número de falantes nativos, depois do chinês mandarim e do espanhol. No entanto, quando se combina nativos e não nativos é provavelmente a língua mais falada no mundo.
As estimativas que incluem falantes do inglês como segunda língua variam entre470 milhões a mais de um bilhão, dependendo de como a alfabetização ou o domínio é definido e medido. O professor de Linguística David Crystal calcula que os não-falantes já superam o número de falantes nativos em uma proporção de 3-1.
Os países com maior população de falantes nativos de Inglês são, em ordem decrescente: Estados Unidos (215 milhões), Reino Unido (61 milhões), Canadá (18,2 milhões), Austrália (15,5 milhões), Nigéria (4 milhões), Irlanda (3,8 milhões), África do Sul (3,7 milhões), e Nova Zelândia (3,6 milhões), conforme censo de 2006. Entretanto, apesar dos Estados Unidos ser o país com o maior número de nativos que falam esta língua, o inglês não é o idioma oficial do país, que não tem, em sua Constituição, a designação de um idioma oficial, ao contrário do Brasil, por exemplo, que define o português como sua língua constitucional. É possível, inclusive, que cada estado norte-americano adote a língua que quiser como a sua oficial, bastando para isso criar um artigo em sua legislação estadual.
Países como as Filipinas, Jamaica e Nigéria também têm milhões de falantes nativos de dialetos contínuos que vão do crioulo de base inglesa a versão mais padrão do inglês. Dessas nações onde o inglês é falado como segunda língua, a Índia tem o maior número de falantes. Crystal afirma que, combinando os falantes nativos e não nativos, a Índia agora tem mais pessoas que falam ou entendem o inglês do que qualquer outro país do mundo.
.
Austrália
Bahamas
Estados Unidos
Granada
Guiana
Inglaterra
Escócia
Gales
Irlanda
Jamaica
Nova Zelândia
Trinidad
O inglês deixou de ser uma "linguagem inglesa", no sentido de pertencer apenas às pessoas que são etnicamente inglesas. O uso do idioma está crescendo ao redor do mundo para a comunicação internacional. Muitos falantes do inglês na África tornaram-se parte de uma comunidade linguística "afro-saxã" que une africanos de diferentes países.
O inglês moderno, por vezes descrito como a primeira língua franca global, também é considerado como aprimeira língua mundial. O idioma é o mais usado do mundo em publicações de jornais e livros, nas telecomunicações internacionais, na publicação científica, no comércio internacional, no entretenimento de massa e na diplomacia.
O inglês é, por um tratado internacional,a base para as línguas naturais controladas. Seaspeak e Airspeak são utilizadas como línguas internacionais auxiliares de navegações marítimas e da aviação. O inglês substituiu o alemão como língua dominante na pesquisa científica e atingiu paridade com o francês como uma língua diplomática após as negociações do Tratado de Versalhes em 1919.
Na época da fundação da Organização das Nações Unidas no fim da Segunda Guerra Mundial, o inglês tornou-se proeminente e é agora a principal língua em todo o mundo das relações internacionais, além de ser uma das seis línguas oficiais das Nações Unidas. Muitos outras organizações internacionais em todo o mundo organizações, como o Comitê Olímpico Internacional e a União Europeia, especificam o inglês como sua língua de trabalho ou oficial. Apesar de na maioria dos países o inglês não ser uma língua oficial, é atualmente a língua mais frequentemente ensinada como língua estrangeira.
No Brasil as estimativas dizem que 5% da nossa população fala inglês apesar de não possuir fluência, o que nos coloca em 41º num ranking de número de falantes do idioma per capita.
Aqui no The Fools fazemos em média 96 imersões de inglês por ano, para mais de 2000 pessoas, o que mostra muito claramente que o Brasil vem se desenvolvendo cada vez mais para falar o idioma da diplomacia, do mercado, da pesquisa científica e do turismo.
Aprender inglês pode ser um desafio muito grande, mas também com certeza é uma grande porta de entrada para diversas possibilidades do mundo atual.
Achou bacana? seguiremos essa série com todos os idiomas do The Fools, então se prepare, pegue sua mochila e segue com a gente.
Postado em 18 de Feb de 2020.
Compartilhe:
Receba novidades
Para para aprimorar seu inglês e se inspirar com histórias poderosas de grandes educadores no cinema.
Entenda a ciência por trás dessa incrível capacidade de comunicação em múltiplas línguas e como ela molda nossa forma de pensar e interagir com o mundo.