Você sabe qual é a cidade mais fria do mundo?

Você já ouviu falar de Yakutsk?

É a capital da república de Sakha, localizada na Sibéria (RUS) e fica a 450 km do Polo Norte. A cidade tem em média 300 mil habitantes. Esse era um local de exílio, porque durante a era soviética, pessoas que contrariavam as ideias de Stalin ficavam exiladas nesta região. Muitos descendentes dessas pessoas ainda moram lá e se adaptaram a viver sob um frio de até -71 graus. Essa foi a menor temperatura registrada na região. Quem vem de fora e vive esse clima precisa se adaptar. Os pulmões não estão acostumados, então a pessoa acaba tossindo bastante no início.

Vai ter que ir a pé mesmo!

Nessa cidade, o inverno dura de 6 a 7 meses. Para poder usar um carro, é necessário deixá-lo ligado o tempo todo. Se você desligar o carro, o óleo do motor pode congelar.

Arquitetura

Há pilares embaixo dos edifícios para evitar inundações nas casas, que estão acima de uma grande camada de gelo que pode derreter, mas não por completo. As casas antigas da região vão ficando tortas com o passar do tempo por conta da quantidade de gelo que aumenta e diminui constantemente.

Freezer natural

Pessoas usam a janela para pendurar alimentos perecíveis. Um freezer comum chega a -21º, já no inverno mais rígido, a média é -50º, então a cidade vira um grande freezer, podendo conservar diversos alimentos.

Cemitérios

Por conta da grossa camada de gelo, demora cerca de 3 dias para conseguir enterrar um ente querido nos cemitérios da cidade. Eles usam carvão aceso para queimar e remover um pedaço dessa camada, mas ainda sim a pessoa será enterrada no gelo a cerca de 2 metros de profundidade.

Alguns lugares para conhecer...

The kingdom of Permafrost

É um museu que parece uma caverna de gelo, com esculturas de gelo e túneis com luzes neon. Esse nome é pelo solo da região ser congelado o ano todo (permafrost), que cobre 25% da superfície terrestre do Hemisfério Norte.

Yakutsk Regional History Museum

Fundado em 1887, esse é o museu mais antigo do extremo oriente. Ele possui uma coleção incrível de monumentos da história e cultura do povo de Yakutsk e também uma coleção de fósseis. Atualmente ele é o maior museu do nordeste da Rússia.

Você tem vontade de conhecer um lugar tão frio assim?

Postado em 28 de Jan de 2022.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Aprendendo 'Mandarim' vs. Aprendendo 'Chinês'

Descubra as diferenças entre esses dois termos.

Ler mais

Palavras em inglês com origem do português

Nessa lista há palavras que popularmente são conhecidas como tendo origem do português, mas tem seus poréns.

Ler mais